Google Analytics Alternative

BRANQUEAMENTO DO AÇAÍ AJUDA A ELIMINAR RISCO DE CONTAMINAÇÃO POR CHAGAS.

sábado, 23 de fevereiro de 2013
Curso de Capacitação de Batedores Artesanais de Açaí em Boas Práticas e Utilização de Equipamento de Branqueamento
Curso de Capacitação de Batedores Artesanais de
Açaí em Boas Práticas e Utilização
de Equipamento de Branqueamento.
 
Uma técnica denominada branqueamento do açaí, para ser utilizada na indústria alimentícia do fruto, está sendo difundida no estado do Pará com o objetivo de eliminar os riscos de contaminação da doença de Chagas. Considerado carro-chefe na economia do estado por seu uso em vários segmentos de produção, o açaí carrega o estigma de ser o único responsável pela transmissão oral do Trypanosoma cruzi, protozoário agente causador da doença.
 
Para garantir mais segurança e confiabilidade nos produtos alimentícios do açaí, o governo do Pará iniciou, nesta semana, a Capacitação de Batedores Artesanais de Açaí em Boas Práticas e Utilização de Equipamento de Branqueamento.
Durante a aula inaugural do curso foi apresentado o protótipo do equipamento para branqueamento do fruto que será utilizado pelos mais de dois mil batedores de Belém, capital do estado, já inscritos nas capacitações. O curso que será iniciado no dia 4 de março, acontecerá em períodos intercalados ao longo de 2013.
 
Na técnica de branqueamento do Programa de Qualidade do açaí, a fruta não muda de cor e não tem o gosto alterado, mas evita que a contaminação aconteça.
"Apesar de estar sendo relacionado ao consumo de açaí, reforçamos que o fruto não é o único culpado pelos casos de Chagas no Pará. Queremos alertar, sim, que todo processamento que não conta com a higiene adequada tem o risco de contaminação. Já tivermos surtos da doença com camarão salgado e com caldo de cana", exemplifica Rosiana Nobre, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde.
 
A nutricionista da Divisão Estadual de Controle de Qualidades de Alimentos, do Departamento de Vigilância Sanitária da Sespa, Dorilea Pantoja, lembrou que as ações educativas junto aos batedores de açaí, assim como os manipuladores de alimentos, são de competência dos municípios. Mesmo assim, para evitar a proliferação do Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas, o departamento vem trabalhando em conjunto com os municípios na capacitação dos batedores de açaí.
 
O Programa de Qualidade do Açaí, além das secretarias estaduais de agricultura e de saúde tem a parceria de mais 12 órgãos públicos, além do Sebrae e da Eletronorte.
:
Fonte: I Saúde, Branqueamento do açaí ajuda a eliminar riscos de contaminação por Chagas. Governo do Pará difunde a técnica de processamento do fruto que elimina chance de transmissão do Trypanosoma cruzi. Acesso em 23/02/2013.

0 comentários:

Postar um comentário