Google Analytics Alternative

INSÔNIA FREQUENTE DUPLICA RISCO DE ATAQUE CARDÍACO.

domingo, 24 de fevereiro de 2013
Estudo publicado pela American Heart Association revela que episódios recorrentes de insônia duplicam o risco de ataques cardíacos em pessoas saudáveis.
 
A investigação, que decorreu durante 11 anos e envolveu adultos noruegueses, confirmou que as pessoas com dificuldade em adormecer na maioria das noites apresentavam um risco 45% maior de sofrer infartos.
Os voluntários que relataram dificuldades em dormir uma noite inteira apresentaram um risco aumentado de 30% e os que acordavam com um sentimento de cansaço mais do que uma vez por semana tiveram um risco 27% mais elevado de ataque cardíaco.
 
"Os problemas do sono são comuns e facilmente tratáveis. É importante que as pessoas estejam conscientes desta ligação entre insônia e problemas cardíacos e que falem com o seu médico quando ocorrerem os primeiros sintomas", afirma o líder do estudo Lars Erik Laugsand, da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia.
 
Para a investigação, os cientistas basearam-se em respostas dadas a um questionário por 52.610 participantes e na análise de arquivos de hospital de 2,368 pessoas que tiveram ataques de coração durante os 11 anos de acompanhamento.
 
Apesar dos resultados, não são muito claras as razões que ligam a insônia a problemas cardíacos. Alguns investigadores sugerem que os problemas do sono podem estar relacionados com fatores que aumentam o risco cardíaco como pressão sanguínea e inflamações.
 
Fonte: I Saúde, Insônia frequente duplica risco de ataque cardíaco em pessoas saudáveis. Pessoas com dificuldade em adormecer na maioria das noites apresentavam um risco 45% maior de sofrer infartos. Acesso em 24/02/2013.

0 comentários:

Postar um comentário