Google Analytics Alternative

MISTURA DE ÁLCOOL E BEBIDA DIET AUMENTA O NÍVEL DE INTOXICAÇÃO.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013
O teor de álcool no ar expirado (TAE) de um indivíduo sofre influência de vários fatores, inclusive a comida. Hoje sabe-se, por exemplo, que o alimento reduz o TAE. Mas pouco se conhecia sobre o papel das bebidas não alcoólicas que são comumente misturadas ao álcool. Com previsão de publicação em abril no periódico “Alcoholism: Clinical & Experimental Research”, um estudo mostrou que misturar álcool com refrigerantes diet pode resultar num aumento do TAE.
 
- Devemos ter mais atenção em como o álcool vem sendo consumido no ‘mundo real’ - disse Cecile Marczinski, professora de psicologia da Universidade Northern Kentucky. - Pesquisadores mostraram que, primeiro, indivíduos que consomem álcool com bebidas dietéticas tinham os maiores índices de TAE, se comparado a outros padrões de consumo; e segundo, as mulheres são as que tendem a consumir mais misturas de bebidas diet com álcool.
 
Professor e diretor do departamento de saúde comportamental no Centro de Ciência da Saúde UNT, Dennis L. Thombs foi autor de campo do estudo e ressaltou que a investigação sobre as misturas de bebidas adoçadas artificialmente é algo novo.
- Eu acredito que este deve ser apenas o terceiro estudo publicado até agora sobre esta questão, e os resultados são bastante consistentes - disse.
 
O estudo contou com 16 participantes, metade de cada gênero, que participaram de três testes, cada um com um tipo de dose: 1.97 ml/kg de vodca com 3.94 ml/kg de refrigerante; 1.97 ml/kg vodca com 3.94 ml/kg de refrigerante diet; e uma bebida placebo. Os testes de TAE foram guardados, assim como os níveis de intoxicação subjetiva, fadiga, pertubação e vontade de dirigir.
 
- O álcool consumido com misturas dietéticas resultou num índice mais elevado de TAE se comparado à mesma quantidade de álcool consumida com um refrigerante comum - afirmou Cecile. - Os indivíduos não tinham conhecimento dessa diferença, medida por várias avaliações subjetivas, incluindo sentimentos de intoxicação e vontade de dirigir.
 
Thombs acredita que este resultado pode ter ocorrido porque a mistura de bebida doce pode retardar a absorção do álcool pela corrente sanguínea, já que a bebida é entendida como alimento pelo estômago. Já a falta de açúcar nas diet permite que a absorção de álcool ocorra mais rapidamente, segundo o pesquisador.
 
- Em bares e casas noturnas, mulheres jovens consomem a mistura de álcool com refrigerante diet mais frequentemente que homens. Provavelmente porque elas têm uma preocupação maior com o peso. Mas isto as coloca numa posição de maior risco - disse Thombs.
 
Fonte: O Globo, Mistura de álcool e bebida diet aumenta nível de intoxicação. Acesso em 11/02/2013.

0 comentários:

Postar um comentário