Google Analytics Alternative

BPA PODE AFETAR DESENVOLVIMENTO CEREBRAL.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013
DURHAM - A exposição ao bisphenol A (BPA), substância química encontrada em plásticos e resinas, pode suprimir um gene vital para o funcionamento das células nervosas e para o sistema nervoso central, de acordo com um estudo coordenado por pesquisadores do Duke Medicine.
 
Os pesquisadores publicaram a descoberta - que foi observada em neurônios corticais de camundongos, ratos e humanos - nesta segunda-feira, na revista “Proceedings of the National Academy of Sciences” (PNAS).
 
- Nosso estudo descobriu que o BPA pode afetar o desenvolvimento do sistema nervoso central e levanta a questão sobre se a exposição predispõe animais e humanos a distúbios de neurodesenvolvimento - diz o autor Wolfgang Liedtke, professor associado de medicina e neurologia na Universidade de Duke.
 
O BPA é uma molécula que imita o estrogênio, interfere no sistema endócrino e pode ser encontrada em uma grande variedade de produtos, incluindo garrafas plásticas de água, a liga das latas de metal e o papel de impressora - no Brasil, mamadeiras com BPA tiveram produção e venda proibidas. A substância pode ser ingerida quando em contato com alimentos e bebidas.
 
Durante o desenvolvimento dos neurônios, altos níveis de cloreto ficam nas células. Esses níveis diminuem conforme os neurônios amadurecem, graças a uma proteína que transporta o cloreto, a KCC2. Quando os níveis de cloreto continuam elevados, pode haver danos nos circuitos neuronais e comprometimento da habilidade das células nervosas em mudar de posição no cérebro.
 
A exposição dos neurônios a quantidades de BPA altera os níveis de cloreto dentro das células desligando de alguma forma o gene Kcc2, que faz com que a proteína KCC2 atrase a remoção dos cloretos dos neurônios.
 
MECP2, outra proteína importante para o funcionamento cerebral normal, foi apontada como principal culpada por esta mudança. Quando esposta ao BPA, a MECP2 é mais abundante e se liga ao gene Kcc2 a uma taxa maior, o que pode ajudar a desligá-lo. Isto poderia contribuir para problemas no cérebro em desenvolvimento, segundo o estudo.
Os neurônios de ambos os sexos foram afetados pelo BPA, mas os neurônios femininos foram os mais suscetíveis à toxicidade da substância.

Fonte: O Globo, BPA pode afetar o desenvolvimento cerebral. Acesso em 28/02/2013.

0 comentários:

Postar um comentário