Google Analytics Alternative

METADE DOS PAÍSES ESTÁ DESPREPARADO PARA GERIR O CÂNCER, AFIRMA OMS.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Mais da metade de todos os países do mundo estão lutando para prevenir o câncer e fornecer tratamento e cuidados para pacientes crônicos com câncer, alerta pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro.

O relatório revela que, atualmente, muitos desses países não têm um plano de controle funcional que inclui prevenção, detecção precoce, tratamento e cuidados do câncer. Há uma necessidade urgente de ajudar os países a reduzir as mortes pela doença e fornecer tratamento a longo prazo e cuidados apropriados para evitar o sofrimento humano e proteger o desenvolvimento social e econômico.

"O câncer não deve ser uma sentença de morte em todo o mundo, pois há maneiras comprovadas para prevenir e curar muitos tipos de câncer. A fim de reduzir a exposição aos fatores de risco que levam ao câncer e garantir que todas as pessoas vivendo com câncer tenham acesso a cuidados e tratamento adequados, programas abrangentes de controle do câncer precisam ser criados em todos os países", afirma Oleg Chestnov, Diretor-Geral Adjunto da OMS.

A pesquisa recente sobre a capacidade nacional para as doenças não transmissíveis, que incluiu respostas de 185 países, revelou grandes lacunas no planejamento, controle e serviços do câncer. Mesmo que os países tenham desenvolvido planos ou políticas de câncer, muitos países estão lutando para transformar os compromissos em ação. Muitas vezes, estes planos não estão integrados aos planos nacionais de saúde e desenvolvimento. Apenas 17% dos países africanos e 27% dos países de baixa renda têm planos de controle do câncer, com um orçamento de apoio à implementação.

Além disso, menos de 50% dos países têm registros de câncer em uma base populacional. Estes registros são essenciais para capturar informações de alta qualidade sobre os números e tipos de casos de câncer de modo que políticas nacionais eficazes para o controle do câncer possam ser desenvolvidas, implementadas e avaliadas.

Recentemente, compromissos políticos de líderes mundiais para tratar câncer ganharam vapor, incluindo discussões em nível nacional de prevenção do câncer por meio do aumento de impostos sobre o tabaco e o álcool, que são conhecidos fatores de risco para alguns tipos de câncer.

Iniciativa
Para apoiar a capacidade dos Estados-Membros de medir a sua carga de câncer e coletar dados confiáveis, a Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (IARC) introduziu a Iniciativa Global para o Desenvolvimento de Registro de Câncer em países de baixa e média renda (GICR).

"Esta iniciativa visa apoiar principalmente os países que não dispõem de recursos para combater eficazmente a carga de câncer que cresce rapidamente. Melhores dados sobre a ocorrência de câncer vai ajudar os governos a tirar o máximo de seus recursos limitados para as áreas onde eles são mais necessários", afirma Christopher Wild, diretor da IARC.

Dia Mundial do Câncer
O Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, é um evento anual iniciado pela União Internacional de Controle do Câncer que convoca as pessoas, organizações e agências governamentais de todo o mundo para se unirem na luta contra a epidemia global do câncer.
Este ano, a campanha se concentra em melhorar o conhecimento geral em torno de câncer e dissipar equívocos sobre a doença.

Fonte: I Saúde, Metade dos países do mundo está despreparada para gerir o câncer, afirma OMS. Dados mostram que 1 em cada 2 países não têm plano de controle funcional que inclui prevenção, detecção e tratamento da doença. Acesso em 03/02/2013.

0 comentários:

Postar um comentário