Google Analytics Alternative

DISPOSITIVO COM NANOPARTÍCUAS MELHORA PURIFICAÇÃO DA ÁGUA EM PAÍSES MAIS POBRES.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013
James Smith e Dra. Rebecca Dillingham com dispositivo para purificação de água à base de cerâmica
James Smith e Dra. Rebecca Dillingham com dispositivo
para purificação de água à base de cerâmica.
 
Cientistas da University of Virginia, nos EUA, inventaram um dispositivo simples para purificação de água à base de cerâmica.
 
Chamado MadiDrop, o filtro é coberto com nanopartículas de prata ou de cobre e pode repetidamente desinfetar a água por até seis meses simplesmente sendo colocado em um recipiente onde a água é despejada.
 
Segundo o pesquisador James Smith, testes mostraram que 99,9% dos agentes patogênicos na água podem ser removidos ou mortos pelo filtro.
 
A abordagem está sendo desenvolvida para uso em comunidades na África do Sul que têm pouco ou nenhum acesso à água limpa.
Os filtros são feitos de argila local, serragem e água. Esses materiais são misturados e prensados em um molde. O resultado é um filtro em forma de vaso, o qual é então aquecido em um forno. A temperatura queima a serragem, deixando uma cerâmica com poros muito finos. O filtro é então pintado com uma solução fina de nanopartículas de prata ou de cobre, que servem como um desinfetante altamente eficaz para agentes patogênicos, dos tipos que podem causar diarreia, vômitos e desidratação.
 
O projeto permite que um usuário derrame a água de uma fonte não tratada, como um rio, no vaso e deixe-a filtrar. O dispositivo tem uma taxa de fluxo de 1 a 3 litros por hora, o suficiente para beber e cozinhar. A água filtrada é acessada através de uma torneira no balde.
 
Estudos mostraram que o uso dos filtros melhora significativamente os resultados de saúde para usuários e é particularmente benéfico para as pessoas com sistemas imunológicos comprometidos, como aquelas que vivem com AIDS.
 
Fonte: I Saúde, Dispositivo com nanopartículas melhora purificação da água em países pobres.Testes mostraram que 99,9% dos agentes patogênicos na água podem ser removidos ou mortos pelo novo filtro. Acesso em 11/02/2013.

0 comentários:

Postar um comentário