Google Analytics Alternative

5 DICAS CONTRA O SEDENTARISMO.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013
São Paulo - "Reiniciar uma atividade física ou frequentar a academia pelo menos três vezes na semana" são algumas das resoluções que as pessoas costumam tomar na virada do ano. As realmente determinadas conseguem cumprir o objetivo, mas para a imensa maioria ocupada com múltiplas tarefas - trabalho, cuidados com os filhos, casa, educação continuada, entre tantas outras - , a volta à rotina traz, novamente, a dificuldade de separar o devido tempo para a prática de uma atividade física.
 
Independente do objetivo - emagrecer, melhorar a saúde, ganhar mais bem estar e consciência corporal - , a prática de atividades físicas é recomendada para crianças, adultos e idosos, sempre sob acompanhamento profissional e aval médico. Segundo Marcos orges, personal trainer consultor da Netfarma, é possível obter resultados positivos mesmo que as atividades sejam feitas apenas meia hora por dia.
"O importante é manter a regularidade, ir aumentando os esforços de forma gradual e ter a consciência de que os benefícios trazidos na prevenção de doenças, melhora da qualidade de vida e resultados estéticos são maximizados quando unimos a atividade física a uma alimentação saudável", afirma.
 
A nutricionista Ilana Roitman concorda: "Os resultados para a saúde e desempenho físico estão ligados à soma das atividades físicas bem conduzidas com os hábitos alimentares. O cardápio varia conforme o objetivo. Com orientação nutricional, pouco a pouco, a pessoa estabelece sua própria educação alimentar".
 
Confira as respostas do professor de educação física às justificativas mais comuns das pessoas para não incluírem a atividade física em meio à correria do dia a dia:
1 "Não tenho tempo tempo para nada" - Segundo Marcos Borges, as pessoas que não conseguem visualizar nenhum tempo extra possível para inserir uma atividade física no dia a dia podem se beneficiar se forem para a cama meia hora mais cedo, adiantando na mesma medida o horário de se levantar. "Nesta meia hora, é possível fazer uma caminhada a passos rápidos pelas ruas do bairro, em algum parque nas redondezas, ou mesmo em uma esteira em casa ou no prédio, por exemplo". Se a pessoa fizer isso três vezes na semana e mantiver esse hábito, terá conseguido abandonar o sedentarismo.
2 "Prefiro dormir um pouco mais a me exercitar pela manhã"
A facilidade para acordar e sair para se exercitar está ligada a bons hábitos, como o de ir dormir em uma hora preestabelecida, sem ceder à tentação de ficar no computador, ver televisão ou fazer outra atividade quando já se deveria estar na cama. A atividade física pela manhã é prazerosa desde que se respeite as horas necessárias de sono, que variam de pessoa para pessoa.
"Como regra geral, é importante ter pelo menos 8 horas de sono todos os dias, mas há quem precise dormir nove horas enquanto outros se sentem descansados após 6 ou 7 horas de sono", ele afirma.
3 "Não gosto de academia"
Ao mesmo tempo que há quem goste do ambiente socializador das academias de ginástica, tem quem prefira atividades individuais. Para sair do sedentarismo de vez, é preciso escolher muito bem a modalidade de exercício. Corrida, ciclismo, natação, hidroginástica, danças, musculação... A lista é extensa e atende a todos os gostos.
Para quem está em dúvida, o personal trainer recomenda que se experimente mais de um tipo de atividade para definir o que traz mais prazer e se encaixa melhor à rotina. Depois de ter isso claro, deve-se priorizar a conveniência - local próximo ao trabalho ou residência - para evitar o mais possível transtornos com o deslocamento.
4 "Depois de um tempo, perco o pique"
Praticar atividades físicas todos os dias nem sempre é uma boa escolha. Ir com muita sede ao pote logo de início costuma levar ao desânimo, já que o corpo ainda não desenvolveu a resistência necessária. "A prática diária e sobrecarregada pode se tornar uma obrigação desagradável e levar à descontinuidade. Dependendo da modalidade de exercício e (falta de) condicionamento físico, pode haver sobrecarga nas articulações e musculatura, o que leva a lesões leves ou sérias.
Para quem está começando, a frequência ideal é de duas a três vezes na semana, com treinos de trinta minutos a uma hora", recomenda Borges. Chamar amigos ou familiares para acompanhar nas atividades é uma boa alternativa, visto que um sempre estará estimulando o outro", completa. Outra dica é lembrar-se de se hidratar e se alimentar antes e depois dos treinos.
5 "Gosto do ar livre e é só chover ou fazer frio, que desisto"
A chave para se manter ativo é ter um plano B. Variar as atividades faz com quem não deixemos de nos exercitar e não fiquemos entediados. Pagar uma academia só para os dias em que não for possível se exercitar ao ar livre pode parecer uma extravagância, mas é a saída que muitos encontram para manter a regularidade.
Alternativamente, pode-se utilizar a academia do prédio, ou mesmo fazer alongamentos e exercícios com pesinhos e caneleiras em casa. Em último caso, a saída é transferir a sessão para o fim do dia ou para outro dia da semana. "O importante é não desistir", reforça o personal trainer.
 
Fonte: Exame, 5 dicas contra o sedentarismo. Confira as dicas de um especialista para cumprir as suas resoluções de ano novo de praticar atividades físicas. Aesso em 11/02/2013.

0 comentários:

Postar um comentário