Google Analytics Alternative

ANO INTERNACIONAL DA QUINOA.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013
Na tentativa de acabar com a desnutrição no mundo,
a ONU proclamou 2013 como o Ano Internacional da Quinoa.
Segundo a organização, o grão tem alto valor nutricional,
econômico, ambiental e cultural, sendo uma excelente
opção para combater o problema alimentar.
2013 é o Ano Internacional da Cooperação pela Água, mas o recurso não é o único a ser homenageado nesse período. A ONU também proclamou este como o Ano Internacional da Quinoa*.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (20), na sede das Nações Unidas, em Nova York, na tentativa de enaltecer o grão para combater a desnutrição no mundo. Dados da Organização da ONU para Alimentação e Agricultura (FAO) alertam que cerca de um bilhão de pessoas sofrem com o problema, sendo que a maioria vive em países em desenvolvimento.

De acordo com as Nações Unidas, a quinoa (Chenopodium quinoa) tem alto valor nutricional, econômico, ambiental e cultural, sendo uma excelente opção para combater a desnutrição. "Espero que este Ano Internacional seja um catalisador para aprender sobre o potencial desse grão para a segurança alimentar e nutricional, a redução da pobreza, especialmente entre os pequenos agricultores do mundo, e também para a agricultura ambientalmente sustentável", disse Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU, que ainda destacou que a quinoa possui todos os aminoácidos e vitaminas essenciais para os seres humanos e não possui glúten.

Cultivada há milhares de anos na Bolívia, Colômbia, Equador e Peru, a plantação de quinoa é amplamente adaptável e pode crescer a temperaturas que variam de -8ºC a 38ºC, no nível do mar ou a quatro mil metros, além de não ser impactada pela baixa umidade. "Por sua versatilidade, trata-se de uma opção alimentar viável para áreas com condições agrícolas áridas e altas taxas de desnutrição", concluiu Ban Ki-moon.
 
Fonte: Planeta Sustentável, 2013 é o Ano Internacional da Quinoa. Acesso em 23/02/2013.

0 comentários:

Postar um comentário