Google Analytics Alternative

TRANSTORNO MENTAL AFETA 30% DOS PAULISTAS.

sábado, 23 de fevereiro de 2013
Uma pesquisa do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP aponta que cerca de 30% dos paulistas apresentaram algum tipo de trantorno mental nos últimos 12 meses. O estudo foi realizado com 5.037 adultos residentes na região metropolitana de São Paulo e investigou a associação entre a vida nas chamadas megacidades e a incidência de transtornos psiquiátricos. A pesquisa foi publicada na edição da Public Library of Science (PLoS) desta semana.
 
Trinta por cento desses casos (10% da amostra) foram considerados graves. Transtornos de ansiedade foram os transtornos mais comuns (afetando 19,9%), seguidos por transtornos de humor (11%), controle de impulsos (4,3%), e transtornos por consumo de substâncias (3,6%).
 
De acordo com o estudo, a exposição ao crime foi associada com todos os quatro tipos de transtorno avaliados. Em geral, os migrantes apresentaram baixa prevalência dos quatro tipos de transtornos, quando comparados aos residentes estáveis. No entanto, foram observados subgrupos mais vulneráveis: mulheres e homens migrantes que vivem em áreas de maior privação social tiveram mais chance de apresentar transtornos de humor e de ansiedade, respectivamente. A exposição ao ambiente urbano na maior parte da vida esteve associada com transtornos do controle de impulsos. Residir em região com alta privação social esteve associado a maiores taxas de transtornos por uso de substâncias. Apenas um terço dos casos graves tinha recebido tratamento no ano anterior.
 
Ainda segundo o levantamento, o crescimento da população mundial deverá ser concentrado em megacidades, com aumentos de estresse associado à urbanização e desigualdade social. A área metropolitana de São Paulo (SPMA) fornece a possibilidade ter termos um panorama sobre a carga das doenças mentais em áreas urbanas em países em desenvolvimento. Adultos que vivem na Região Metropolitana de São Paulo têm prevalência de transtornos mentais em níveis mais elevados do que encontrado em pesquisas semelhantes em outras áreas do mundo.

 
Fonte: I Saúde, Transtorno mental afeta 30% dos paulistas residentes na região metropolitana. Estudo investigou a associação entre a vida nas chamadas megacidades e a incidência de transtornos psiquiátricos. Acesso em 23/02/2013.

0 comentários:

Postar um comentário