Google Analytics Alternative

EXTRATO DE SOJA COM COGUMELO AUMENTA SOBREVIDA DE HOMENS COM CÂNCER DE PRÓSTATA.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013
Cogumelo Shiitake, tipo utilizado no estudo
Cogumelo Shiitake, tipo utilizado no estudo.

Extrato de soja suplementado com cogumelo pode aumentar a expectativa de vida de pacientes com câncer de próstata. É o que revela estudo de pesquisadores da Universidade da California, nos EUA.
 
O produto natural não tóxico chamado Polissacarídeo Genisteina Combinado, ou GCP, que já é comercialmente disponível, tem potencial para ajudar, principalmente, homens com câncer de próstata que se espalhou para outras partes do corpo, conhecido como câncer metastático, e que tiveram sua testosterona reduzida com a terapia medicamentosa.
Redução de testosterona, também conhecida como terapia de privação de andrógeno, tem sido o tratamento padrão para pacientes com câncer de próstata metastático, mas a expectativa de vida varia muito para aqueles que se submetem a este tratamento. A testosterona é um andrógeno, o termo genérico para qualquer composto que estimula ou controla o desenvolvimento e manutenção das características masculinas por ligação a receptores androgênicos.
 
Os resultados sugerem que a abordagem, testada em células humanas da próstata e em ratos, mostra promessa como uma forma de aumentar a expectativa de vida de pacientes com baixa resposta à terapia de privação de andrógeno.
 
A líder da pesquisa Paramita Ghosh e seus colegas focaram a pesquisa sobre GCP, extrato de soja e cogumelos shiitake e comercializado pela Amino-Up de Sapporo, no Japão. Os investigadores descobriram que a combinação de compostos de genisteína e daidzeína, ambos presentes no GCP, ajuda a bloquear um mecanismo chave usado por células de câncer de próstata para sobreviver em face da privação de testosterona
 
Estudos anteriores mostraram que quando o nível de andrógeno do doente reduz, células prostáticas cancerosas expulsam uma proteína conhecida como filamin A, que está ligada ao receptor de andrógeno no núcleo da célula. O receptor de andrógeno regula o crescimento das células de câncer de próstata. Uma vez que a filamin A deixa o núcleo da célula cancerosa, a célula que não requer mais andrógenos para sobreviver. Assim, a perda de filamin A permite que estas células sobrevivam à privação androgênica e o câncer torna-se incurável.
 
Agora, os pesquisadores mostraram, pela primeira vez, que GCP mantém filamin A no núcleo. Enquanto esta proteína permanece ligada ao receptor de andrógeno, as células cancerosas precisam de andrógeno para sobreviver e crescer. Elas morrem quando carentes de andrógenos, prolongando assim os efeitos da privação de andrógenos, o que acaba por prolongar a vida do paciente.
 
A equipe acredita que pacientes com câncer metastático de próstata com resposta mais fraca à terapia de privação de andrógeno poderiam receber GCP junto com terapia de privação de andrógeno para reter Filamin A no núcleo, permitindo assim que as células cancerosas morram.
 
Os pesquisadores estão buscando financiamento para começar ensaios clínicos humanos com o extrato. Como GCP é um produto natural, em vez de uma droga, e requer menos aprovações do governo, espera-se que estes testes vão avançar rapidamente uma vez financiado.
 
Fonte: I Saúde, Extrato de soja com cogumelo aumenta sobrevida de homens com câncer de próstata. Combinação de compostos presentes no extrato bloqueia mecanismo chave usado por células de câncer de próstata para sobreviver. Acesso em 21/02/2013.

0 comentários:

Postar um comentário