Google Analytics Alternative

DIETA PODE AUXILIAR NO COMBATE AOS RADICAIS LIVRES.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013
São Paulo - Estima-se que cerca de dez mil vezes ao dia as células do corpo são bombardeadas pelos radicais livres. Esses átomos ou moléculas em desequilíbrio são produtos de reações normais do organismo. Altamente reativos, os radicais livres agridem as células. Logo, surge o envelhecimento e com ele as doenças associadas.
 
Segundo a nutróloga, reumatóloga, fisiatra e especialista em prática ortomolecular, Sylvana Braga, o radical livre mais perigoso é o oxigênio, que pode se transformar em superóxido e em peróxido de hidrogênio. "Muitos oxidantes podem vir dos poluentes do ar, de produtos químicos ou industriais, dos agrotóxicos ou da combustão de automóveis. O cigarro, a exposição solar, os exercícios físicos exagerados e alguns medicamentos também podem ser responsáveis pelo acúmulo de oxidantes, assim como a depressão, a ansiedade e o medo", diz.
 
A autora do livro “Dieta Ortomolecular – dieta natural para emagrecimento saudável e evitar definitivamente o efeito sanfona", afirma também que não há como controlar a qualidade do ar que se respira nem os aspectos emocionais, por isso a solução é controlar o que se come. "O melhor sistema antioxidante para as células está na alimentação. Por intermédio dos alimentos ricos em antioxidantes pode-se atacar, interceptar e destruir as moléculas de oxigênio maléficas."
 
De acordo com a médica, frutas e vegetais possuem antioxidantes poderosos. "O ideal é escolher os alimentos mais coloridos, pois quanto mais forte a cor, maior a quantidade de antioxidantes. Cebola roxa, alho cru, verduras de folha verde escura e frutas como goiaba, laranja, melancia e uvas vermelhas são riquíssimos em antioxidantes." A especialista ainda explica que a prática ortomolecular visa o tratamento das doenças e a prevenção da saúde através da eliminação dos radicais livres existentes no corpo. "É uma medicina natural que utiliza a alimentação funcional como fator determinante de saúde."
 
Os radicais livres são eliminados normalmente pelo sistema enzimático antioxidante do corpo. "Com a retirada dessas substâncias, é possível equilibrar o organismo e promover o rejuvenescimento celular dos órgãos envolvidos no metabolismo", completa.
 
Alimentos antioxidantes:
- Acerola, laranja, manga, melão, papaia, morango, limão, kiwi, couve-flor, pimentão, batata – ricos em Vitamina C
- Fígado, batata, carne vermelha, germe de trigo, levedo de cerveja – ricos em Ácido lipóico
- Lecitina de soja, ovos, peixes, couve-flor, amendoim – ricos em Colina
- Damasco, azeite, óleos de germe de trigo, milho, girassol e oliva, leite, batata-doce, abacate, amêndoas – ricos em Vitamina E
- Fígado, leite, ovos, queijo, manteiga, cenoura, espinafre, maracujá, abóbora, acelga, melão – ricos em Vitamina A
- Limão, laranja, lima-da-pérsia, uva, damasco, cereja, ameixa, mamão, pimentão, brócolis – ricos em Bioflavonoides
- Castanha do Pará, cogumelos, ostras, salmão, germe de trigo, granola, carne vermelha, pão integral, leite, ovos, alho, queijo – ricos em
Selênio
- Chá (verde, branco, preto, vermelho), catequinas, bioflavonoides – ricos em Vitamina K
- Fígado de boi, avelã, soja, ostras, cevada, castanha-do-pará – ricos em Cobre
- Soja, acelga, cenoura, algas, inhame, água de coco, abacate – ricos em Potássio
- Ostras, fígado de boi, fava, germe de trigo, iogurte, arroz selvagem – ricos em Zinco
- Farinha de soja, semente de abóbora, acelga, espinafre, broto de alfafa, chá preto, tofu, espinafre, castanha de caju – ricos em Magnésio
- Fígado, ostras, atum, leite, iogurte, queijo, ovos, frango – ricos em Vitamina B12
- Couve-flor, banana, frango, fígado, batata, laranja, ovos – ricos em Vitamina B6
- Semente de girassol, amendoim, abacate, salmão, laranja – ricos em Vitamina B1
- Sardinha, salmão, gema de ovo, fígado, bacalhau, atum – ricos em Vitamina D
- Fígado de galinha, feijão, espinafre, lentilha, grão de bico – ricos em Ácido fólico
 
Fonte: Exame, Dieta pode ajudar no combate aos radicais livres. Acesso em 26/02/2013.

0 comentários:

Postar um comentário