Google Analytics Alternative

HORMÔNIO DA GORDURA ABDOMINAL FAVORECE O APARECIMENTO DE DEMÊNCIA.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013
Um hormônio derivado da gordura abdominal pode favorecer o mal de Alzheimer e outras formas de demência em mulheres, de acordo com um estudo publicado de pesquisadores da Tufts University, nos Estados Unidos.
 
Os resultados mostram uma associação entre a resistência à insulina, característica do diabetes tipo 2, e o desenvolvimento de demência.
O hormônio, chamado adiponectina, aumenta a sensibilidade do corpo à insulina, tem propriedades antiinflamatórias e desempenha um papel no metabolismo da glicose e de lipídios.
 
Conforme há uma melhora na sensibilidade à insulina, os estudiosos esperavam que um maior nível da substância no sangue protegesse o cérebro contra a perda cognitiva, mas as informações sugerem exatamente o contrário: quanto maiores as taxas de adiponectina, maior o risco de doenças degenerativas.
Esse aumento de adiponectina nos pacientes poderia ser, portanto, uma resposta a danos vasculares ou a mudanças na morfologia cerebral ocorridas com o tempo.
Os pesquisadores analisaram informações sobre os níveis de glicose, insulina e outras substâncias no plasma sanguíneo de 840 pacientes, 541 mulheres com idade média de 76 anos, e 299 homens, examinados entre 1985 e 1988.
 
Durante os 13 anos de estudo, 159 pacientes desenvolveram demência, incluindo 125 casos de Alzheimer. Após o ajuste para outros fatores de risco para demências, apenas o nível de adiponectina em mulheres foi associado com um risco aumentado de todas as causas de demência e Alzheimer.
"Já é conhecido que a sinalização da insulina é disfuncional nos cérebros de pacientes com Alzheimer, e como que a adiponectina aumenta a sensibilidade à insulina, seria também normal esperar ações benéficas e protetoras contra o declínio cognitivo. Nossos dados, no entanto, indicam que o nível de adiponectina elevada foi associado com um risco aumentado de demência e doença de Alzheimer em mulheres", afirma o pesquisador Thomas M. van Himbergen.
 
Pesquisadores estimam que o número de pessoas afetadas por demência em todo o mundo, 36 milhões, deve dobrar nos próximos 20 anos.
 
Fonte: I Saúde, Hormônio da gordura abdominal favorece aparecimento de Alzheimer em mulheres. Adiponectina, que aumenta a sensibilidade do corpo à insulina, pode facilitar o desenvolvimento de outros tipos de demência. Acesso em 03/01/2012.

0 comentários:

Postar um comentário