Google Analytics Alternative

TÉCNICA DE MEDITAÇÃO ALIVIA SINTOMAS DE ARTRITE E ASMA.

domingo, 20 de janeiro de 2013

Pessoas que sofrem de condições inflamatórias crônicas, como artrite reumatoide, doença inflamatória intestinal e asma, em que o estresse psicológico desempenha um papel importante, podem se beneficiar de técnicas de meditação mindfulness, ou da atenção plena da mente, de acordo com estudo realizado na Universidade de Wisconsin-Madison, nos EUA.

A técnica consiste em continuamente concentrar a atenção na respiração, sensações corporais e conteúdo mental enquanto sentados, caminhando ou praticando yoga.
A equipe comparou dois métodos de redução de estresse: uma abordagem baseada em meditação mindfulness, e um programa concebido para melhorar a saúde de maneira independente da atenção.

O grupo comparativo participou de atividades como educação nutricional, atividade física, tipo caminhada, fortalecimento, equilíbrio, agilidade e musicoterapia.
Usando uma ferramenta chamada Trier Social Stress Test para induzir o estresse psicológico, e um creme de capsaicina para produzir inflamação na pele, os pesquisadores coletaram medidas do sistema imunológico e endócrino antes e após o treinamento nos dois métodos. Embora ambas as técnicas tenham sido comprovadamente eficaz na redução do estresse, a abordagem mindfulness foi mais eficaz na redução do estresse induzido por inflamação.

Os resultados mostram que as intervenções comportamentais destinadas a reduzir a reação emocional são benéficas para as pessoas que sofrem de doenças inflamatórias crônicas. O estudo também sugere que as técnicas mindfulness podem ser mais eficazes no alívio dos sintomas inflamatórios do que a outras atividades que promovem o bem-estar.

"Esta não é uma cura para tudo, mas nosso estudo mostra que existem formas específicas em que a atenção plena pode ser benéfica, e que existem pessoas específicas que podem ser mais propensas a se beneficiares dessa abordagem", conclui a autora da pesquisa Melissa Rosenkranz.

Fonte: I Saúde, Técnica de meditação alivia sintomas em pessoas com artrite reumatoide e asma. Método que se baseia na atenção plena da mente reduz o estresse induzido por condições inflamatórias crônicas. Acesso em 20/01/2013.

0 comentários:

Postar um comentário