Google Analytics Alternative

TECNOLOGIA PERMITE O DIAGNÓSTICO DE ALERGIAS EM 15 MINUTOS.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Pesquisadores da Universitat de València, na Espanha, desenvolveram um sistema baseado em biossensores fotônicos para o diagnóstico rápido de alergias alimentares.

O projeto consiste em um instrumento de baixo custo que, em 15 minutos, e a partir de uma única gota de sangue, para realizar testes de alergia para centenas de alimentos simultaneamente e sem risco para os pacientes.

Alergias alimentares não diagnosticadas e dietas inadequadas são, de acordo com os especialistas, fatores que podem reduzir significativamente a qualidade de vida das pessoas, e até mesmo causar morte. Mais de 15 milhões de pessoas na Europa sofrem de alergias alimentares, incluindo 6% das crianças, e esse número cresce progressivamente com grandes custos sociais e econômicos.
"Atualmente, os testes de alergia mais comuns são caros e, especialmente traumáticos para as crianças, bem como trazem um risco de reações adversas. Além do projeto, a ideia é ser capaz de colocar um instrumento de diagnóstico de alergia alimentar que é rápido, eficaz e seguro em consultórios de pediatra, para que os médicos possam testar durante os primeiros anos de vida. A tecnologia integrada, por um lado permite a análise de apenas uma gota de sangue e por outro fornecer muito mais informações para um diagnóstico mais preciso", afirma o pesquisador Daniel Hill.

O projeto emprega um sistema de alta tecnologia de biossensores orientados para o reconhecimento de biomoléculas sintomáticas de reações alérgicas aos alimentos.
Segundo Hill, o instrumento estará pronto para começar os testes clínicos com pacientes de junho, e os ensaios serão realizados na Alemanha. "De acordo com os nossos cálculos, a partir dos bioensaios utilizando amostras de moléculas não humanas, o protótipo final será capaz de detectar até dez alergias alimentares diferentes. O objetivo, uma vez que o projeto estiver terminado, é a construção de um instrumento comercial capaz de detectar todas as alergias alimentares, ao mesmo tempo, rapidamente, com segurança e com um custo muito baixo", conclui o pesquisador.

Fonte: I Saúde, Tecnologia permite diagnóstico de alergias alimentares em 15 minutos. Instrumento pode detectar, a partir de uma gota de sangue, alergia a dez alimentos diferentes sem risco para os pacientes. Acesso em 16/01/2013.

0 comentários:

Postar um comentário