Google Analytics Alternative

DIETA VEGETARIANA REDUZ O RISCO DE DOENÇAS CARDÍACAS.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013
O risco de hospitalização ou morte por doença cardíaca é 32% menor em vegetarianos do que as pessoas que comem carne e peixe, de acordo com estudo da Universidade de Oxford, no Reino Unido.
 
As descobertas, publicadas na revista American Journal of Clinical Nutrition, sugerem que uma dieta vegetariana pode reduzir significativamente o risco cardíaco das pessoas.
"A maior parte da diferença de risco é provavelmente causada por efeitos sobre o colesterol e pressão arterial, e mostra o importante papel da dieta na prevenção de doenças do coração", explica a autora da pesquisa Francesca Crowe.
 
Este é o maior estudo já realizado no Reino Unido, comparando as taxas de doenças cardíacas entre vegetarianos e não vegetarianos.
A análise incidiu sobre cerca de 45 mil voluntários da Inglaterra e na Escócia, dos quais 34% eram vegetarianos. Tal representação significativa dos vegetarianos é rara em estudos deste tipo, e permitiu aos pesquisadores fizessem estimativas mais precisas sobre os riscos relativos entre os dois grupos.
 
O risco de doença cardíaca em vegetarianos é cerca de um terço mais baixo do que entre os não vegetarianos.
Os pesquisadores de Oxford chegaram a uma redução de até 32% no risco de doenças cardíacas em vegetarianos após levarem em conta fatores como idade, tabagismo, consumo de álcool, atividade física, nível de escolaridade e nível socioeconômico.
 
Os participantes foram recrutados para o estudo ao longo dos anos 1990, e responderam questionários sobre a sua saúde e estilo de vida. Estes incluíram perguntas detalhadas sobre dieta e exercício, bem como outros fatores que afetam a saúde, como fumar e consumo de álcool.
Quase 20 mil participantes também tiveram a pressão arterial aferida, e forneceram amostras de sangue para testes de colesterol.
 
Os voluntários foram acompanhados até 2009, período durante o qual os pesquisadores identificaram 1.235 casos de doença cardíaca.
Os pesquisadores descobriram que os vegetarianos tinham menor pressão arterial e níveis de colesterol do que os não vegetarianos, o que é pensado para ser o principal fator para sua redução do risco de doença cardíaca.
 
Os vegetarianos geralmente tiveram menores índices de massa corporal (IMC) e menos casos de diabetes, como resultado de suas dietas, embora estes dados não tenham sido mostrados para afetar significativamente os resultados.
 
Com os resultados ajustados para excluir os efeitos do IMC, os vegetarianos permaneceram 28% menos prováveis de desenvolver doenças do coração.
Os resultados reforçam a ideia de que a dieta é fundamental para a prevenção de doenças cardíacas.
 
Fonte: I Saúde, Dieta vegetariana reduz risco de doenças cardíacas em até um terço. Pesquisa realizada no Reino Unido reforça ideia de que a dieta é fundamental para a prevenção de doenças no coração. Acesso em 31/01/2013.

0 comentários:

Postar um comentário