Google Analytics Alternative

PESQUISA INDICA QUE MEMÓRIA E RACIOCÍNIO COMEÇA A SE DETERIORAR A PARTIR DOS 45 ANOS DE IDADE.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

A descoberta de um estudo de dez anos de mais de 7 mil funcionários do governo britânico contradiz as noções anteriores de que o declínio cognitivo não começa antes dos 60 anos de idade, podendo ter amplas implicações para a pesquisa da demência.

Identificar a idade em que as habilidades de raciocínio, memória e compreensão começam a deteriorar-se é importante porque as drogas são mais propensas a funcionar, se forem dadas quando as pessoas começam a apresentar deficiência mental.

De acordo com informações divulgadas pela Reuters, uma série de novos medicamentos para a doença de Alzheimer, a forma mais comum de demência, estão atualmente em ensaios clínicos, mas as expectativas são baixas e alguns especialistas temem que as novas drogas estejam sendo testadas em pacientes que podem ser velhos demais para demonstrar algum benefício.

As empresas com produtos em desenvolvimento incluem a Eli Lilly, que vem trabalhando em uma droga chamada solanezumab, Elan e Johnson & Johnson, que está desenvolvendo o bapineuzumab.

A equipe de pesquisa liderada por Archana Singh-Manoux do Center for Research in Epidemiology ad Population Health, na França, e pela University College London descobriu um declínio modesto no raciocínio mental nos homens e mulheres com idades entre 45 e 49 anos.

"Não esperávamos ver qualquer declínio, com base em pesquisas anteriores", disse Singh-Manoux, em entrevista por telefone.

Entre os indivíduos mais velhos no estudo, o declínio médio na função cognitiva foi maior, mas houve uma grande variação em todas as idades, sendo que um terço dos indivíduos com idades entre 45 e 70 anos não apresentou deterioração ao longo do período.

"Isso não acontece de repente quando você fica velho. Esta variabilidade existe muito mais cedo. O próximo passo vai ser deixar isso de lado e procurar as ligações para os fatores de risco", disse Singh-Manoux.

O estudo
Os participantes foram avaliados por três vezes durante o estudo, por meio de testes de vocabulário, memória, e habilidades de compreensão auditiva e visual.

Durante o período de dez anos, houve um declínio de 3,6% no raciocínio mental nos homens e mulheres com idades entre 45 e 49 anos no início do estudo, enquanto o declínio para os homens com idades entre 65 e 70 anos foi de 9,6% e de 7,4% para as mulheres.

Como os indivíduos mais jovens no início do estudo tinham 45 anos, é possível que o declínio da cognição possa ter começado ainda mais cedo.

Singh-Manoux disse que os resultados também podem ter subestimado o declínio cognitivo na população mais ampla, pois os trabalhadores de escritório participantes do estudo tinham um estilo de vida relativamente privilegiado e saudável.

Acredita-se que os fatores que afetam a função cardiovascular - como obesidade, pressão alta, colesterol alto e fumo - impactam o desenvolvimento da doença de Alzheimer e da demência vascular por meio dos efeitos sobre a vasculatura cerebral de sangue e sobre as células do cérebro.

Segundo informou a Reuters, os resultados da pesquisa foram publicados na British Medical Journal, ao lado de um editorial de Francine Grodstein do Brigham and Women's Hospital, em Boston, que descreveu os resultados como convincentes.

A maioria das pesquisas em demência se concentraram em pessoas com 65 anos ou mais. No futuro, os cientistas terão de elaborar estudos clínicos de longo prazo que incluam grupos de idade muito mais jovens e poderão ter de inscrever dezenas de milhares de participantes, ela disse.

Uma maneira de lidar com este "grande desafio" pode ser a utilização de testes informatizados de avaliação cognitiva, em vez das entrevistas feitas pessoalmente, embora mais pesquisa ainda seja necessária sobre esta abordagem, ela acrescentou.

Fonte: I Saúde, Memória e raciocínio começam a se deteriorar a partir dos 45 anos. Até agora, acreditava-se que o comprometimento natural das faculdades mentais começasse somente após os 60 anos de idade. Acesso em 07/01/2013.

0 comentários:

Postar um comentário