Google Analytics Alternative

UM CÍRCULO VICIOSO DE ESTRESSE.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013
O estresse pode levar a obesidade e ser obeso pode gerar estresse. É o que sugerem cientistas da Noruega, que afirmam que a dieta e a falta de exercício não são suficientes para explicar o aumento mundial da obesidade.
 
"O estresse é um dos muitos outros fatores que podem contribuir", afirma o biólogo humano Brynjar Foss da University of Stavanger, na Noruega.
Comer mais alimentos ricos em gordura, sal e açúcar, combinado com atividade física reduzida, tem sido destacado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como as principais causas da obesidade.
Os médicos têm prescrito, portanto, emagrecimento e exercício físico. Isto é seguido pela mídia e pelos setores comerciais que promovem o treinamento, a dieta e o aconselhamento do estilo de vida.
Causa ou consequência?
Brynjar Foss e o cientista do esporte Sindre M. Dyrstad focaram a atenção sobre esta questão com o artigo Estresse na obesidade: causa ou consequência? publicado na Medical Hypotheses.
 
Os pesquisadores reviram uma série de estudos, que mostram que os níveis de ganho de peso e de cortisol (o hormônio do estresse) são visivelmente maiores nas pessoas que engordarm por causa do estresse.
 
"Se você tem altos níveis de cortisol, você parece ganhar peso mais facilmente", diz Foss. Ele e Dyrstad sugerem que o estresse e a obesidade reforçam-se mutuamente por meio de feedback positivo.
Um círculo vicioso de estresse
Engordar pode potencialmente desencadear a resposta ao estresse que, por sua vez, estimula o ganho de peso adicional.
"Quando você engorda, seu corpo também fica sob estresse. Isso, provavelmente, tem um efeito de auto-reforço - de modo a tornar-se ainda mais gordo", explicou Foss.
Mas a dieta também pode estimular a produção de cortisol, que por sua vez pode desencadear a resposta ao estresse e, assim, combater a perda de peso.
 
"Se nossa hipótese provar-se correta, isso significaria que você vai ter que quebrar este padrão de estresse se quiser parar o aumento de peso", conclui Foss.
 
Fonte: I Saúde, Estresse pode levar à obesidade e ser obeso pode gerar estresse. Pesquisadores da Noruega mostram que dieta e falta de exercício não são suficientes para explicar aumento da obesidade. Acesso em 31/01/2013.

0 comentários:

Postar um comentário