Google Analytics Alternative

SUBSTITUIR ALIMENTOS REFINADOS POR INTEGRAIS FAZ BEM À SAÚDE.

domingo, 6 de janeiro de 2013

Os alimentos refinados e integrais têm praticamente o mesmo valor calórico, mas há uma grande diferença nas propriedades nutricionais de cada um deles.

Os integrais têm muito mais nutrientes, minerais e fibras e podem reduzir o risco de doenças do coração, AVC, infarto, diabetes, obesidade e até mesmo câncer, como explicaram o endocrinologista Alfredo Halpern e a nutricionista Nádia Rocha Brito no Bem Estar desta sexta-feira (4).
O valor nutricional do integral é maior porque, durante o processo de refinamento dos alimentos, grande parte dos nutrientes é perdida - principalmente no caso do farelo e do gérmen (trigo), que são retirados nesse procedimento. Por isso, uma alimentação com integrais é muito mais saudável e nutritiva do que uma alimentação com refinados.



É preciso mais atenção com os carboidratos que, de preferência, devem ser integrais para prevenir danos à saúde.

Cereais integrais também são boas opções para a dieta porque são ricos em fibras, antioxidantes, vitaminas, nutrientes e minerais. A ingestão de fibras, inclusive, é boa para limpar o organismo já que elas não são absorvidas no intestino. Fora isso, as fibras dão maior sensação de saciedade e fazem a pessoa comer menos.

Fonte: G1, parte do texto Substituir alimentos refinados por integrais faz bem para a saúde. Valor calórico é quase igual, mas integral é mais nutritivo e evita doenças. Especialistas explicam como fazer trocas para manter uma dieta equilibrada. Acesso em 06/01/2013.

0 comentários:

Postar um comentário