Google Analytics Alternative

CRANBERRY É UMA GRANDE ALIADA NA PREVENÇÃO DE INFECÇÃO URINÁRIA.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013
Pequena como uma cereja, com três vezes mais vitamina C que uma laranja e de sabor azedo, a cranberry, da família das frutas vermelhas (berries), é nativa dos Estados Unidos e cultivada, também, em regiões de baixas temperaturas como Canadá e Cordilheira dos Andes. A fruta começou a se destacar entre os médicos após a descoberta de que índios norte-americanos a utilizavam para tratar sintomas de uma doença que parecia ser uma infecção urinária. Entretanto, foi no início da década de 1980 que as primeiras pesquisas começaram, de fato, a associar o potencial da cranberry aos benefícios para a saúde cardiovascular, ao sistema imune e como agentes anticancerígenos. Apesar disso, sua ação no trato urinário e a capacidade de inibir as cistites de repetição é o que mais tem chamado a atenção de especialistas e estudiosos de universidades renomadas, como a norte-americana Harvard, que comprovou e aprovou sua funcionalidade.

Muito consumida nos Estados Unidos e ainda pouco conhecida no Brasil, a fruta é rica em vitamina C, flavonoides (antocianinas, flavonóis, catequinas e antocianidinas) e taninos condensados­ (proantocianidinas e elagitaninos). “Esses compostos fitoquímicos, presentes no fruto, têm atraído a atenção de pesquisadores devido às suas propriedades antioxidantes, antibacterianas, anti-infla­matórias e antimutagênicas”, explica Aline Domingues Barreto, nutricionista mestranda em Ciências de Alimentos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Alguns estudos têm demonstrado, inclusive, que a cranberry possui a maior concentração de antioxidantes se comparada a outras 21 frutas e, por isso, tem sido considerada como importante aliada na prevenção de infecções. Camila Leonel Mendes de Abreu, nutricionista­ pós-graduada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), afirma que os antioxidan­tes presentes na fruta são definidos como agentes responsáveis por restringir a propagação das reações em cadeia e as lesões induzidas pelos radicais livres nas células. 

A constatação de que os produtos de origem vegetal, como a cranberry, apresentam subs­tâncias biolo­gica­mente ativas e ação antioxidan­te, benéficas à saúde e com efeitos­ fisiológicos desejáveis, tem impulsionado centenas de estudos sobre sua ação em prol da longevidade e do bem-estar. Um desses estudos, realizado por uma equipe da Cochrane Collaboration, rede dedicada à revisão de intervenções na área de saúde e divulgado pela Universidade de Harvard, avaliou 10 pesquisas sobre o tema, envolvendo cerca de 1 mil participantes. O resultado mostrou que o consumo diário de insumos à base de cranberry, ao longo de um ano, reduzia a incidência de infecções urinárias em 35% e, no caso de mulheres reincidentes, o índice aumentava para 39%. Para Camila Leonel, apesar dos resultados, o consumo da cranberry não pode ser encarado como uma solução única para a prevenção das cistites e sim como um auxílio, à disposição do consumidor e que pode ser parte integrante de sua dieta usual.

Extremamente frequente, a infecção­ urinária ocorre em todas as idades e acomete, principalmente, as mulheres depois do início da vida sexual. “As infecções podem ser determinadas por vários fatores como, por exemplo, genético, tipo de bactérias e idade do paciente”, explica Renata Maria Galvão de Campos Cintra, professora de Nutrição do Instituto de Biociências de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (UNESP), ao informar que as evidências em estudos in vitro e clínicos apontam que o mecanismo de prevenção das infecções urinárias estaria relacionado à substância proantocianidina, presente na cranberry, que inibe a fixação de bactérias no epitélio. Porém, a ação da fruta, dose diária a ser ingerida e as respostas ao tratamento ainda são inconclusivas, sendo necessário aprofundar os estudos sobre os demais compostos presentes na fruta, assim como as propriedades de outros alimentos que, como a cranberry, também possam auxiliar na prevenção das infecções.

Benefícios comprovados
Muitos especialistas aprovaram e passaram a recomendar o consumo da fruta depois que a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), por meio do Projeto Diretrizes, reconheceu a cranberry como grande aliada no combate às infecções urinárias. O tratamento convencional das infeções com antibióticos e anti-inflamatórios é indispensável, mas a cranberry, seja em suco ou cápsulas, pode ser usada como um importante aliado e complemento para a prevenção dos episódios recorrentes. “Isso ocorre porque a substância proantocianidina tipo A, presente na fruta, possui poder antioxidante 20 vezes mais potente que a vitamina C e 50 vezes maior que a vitamina E”, exemplifica o médico Marcio Maia Lamy de Miranda, professor de Urologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Nos Estados Unidos, os consumidores têm uma gama maior de opções para consumir a cranberry, como frutas secas, molhos prontos, sucos e cápsulas. No Brasil, a fruta pode ser encontrada em grandes redes de supermercados, na forma de sucos industrializados, cápsulas importadas e polpa congelada. “A indicação médica de consumo para as mulheres, basicamente afetadas pela cistite em todas as fases da vida e que tenham infecções recorrentes, de três a cinco vezes ao ano, é de um copo de suco pela manhã e outro à noite, ou uma cápsula por dia”, sugere o urologista Marcio de Miranda. Após o consumo, os componentes encontrados na fruta são absorvidos, metabolizados e distribuídos por diferentes órgãos do corpo.

Fonte: Yakult, Especialistas apontam a cranberry como importante aliada na prevenção da infecção urinária. Acesso em 18/01/2013.

0 comentários:

Postar um comentário