Google Analytics Alternative

OTIMISTAS TÊM NÍVEIS MAIS ELEVADOS DE CAROTENOIDES NO SANGUE.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013
Pessoas que comem muitas frutas e legumes tendem a ser mais otimistas sobre o futuro. É o que sugere pesquisa da Harvard School of Public Health, nos EUA.

Os cientistas descobriram que pessoas otimistas têm níveis mais altos de compostos antioxidantes derivados de plantas, conhecidos como carotenoides, no sangue. Um carotenoide comumente conhecido é o betacaroteno, pigmento encontrado em altos níveis em frutas de cor laranja e vegetais verdes e folhosos.
"Indivíduos com maior otimismo tendem a ter maiores níveis de carotenoides como o betacaroteno. Este estudo é o primeiro de seu tipo a relatar uma relação entre o otimismo e os níveis de concentrações de carotenoides", afirma a investigadora principal Julia Boehm.

Uma teoria dos pesquisadores é que os antioxidantes podem ter um efeito anti-estresse.
O estudo avaliou as concentrações sanguíneas de nove diferentes antioxidantes, incluindo carotenoides tais como betacaroteno e vitamina E em cerca de mil homens e mulheres americanos com idades entre 25 a 74 anos.

Os participantes preencheram um questionário sobre atitudes de vida e forneceram amostras de sangue para os pesquisadores. Eles também mediram o grau de otimismo no mesmo grupo.
A equipe descobriu que as pessoas mais otimistas tinham até 13% de aumento nas concentrações de carotenoides no sangue em comparação com pessoas que estavam menos otimistas.


Os pesquisadores acreditam que os níveis mais elevados de consumo de frutas e vegetais entre as pessoas mais otimistas podem explicar parcialmente os resultados.
Eles descobriram que pessoas que comem duas ou menos porções de frutas e vegetais por dia eram significativamente menos otimistas do que as pessoas que comiam três ou mais porções por dia.
Fonte: I Saúde, Pessoas que comem mais frutas e legumes são mais otimistas sobre o futuro. Estudo mostra que otimistas têm níveis mais altos de compostos antioxidantes conhecidos como carotenoides. Acesso em 18/01/2013.

0 comentários:

Postar um comentário