Google Analytics Alternative

EXERCÍCIO FÍSICO AERÓBICO AJUDA A EVITAR O AGRAVAMENTO DA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Estudo realizado na Universidade de São Paulo (USP) e divulgado na revista PLoS One mostrou que a prática de exercícios físicos aeróbicos é capaz de interromper o processo degenerativo observado na insuficiência cardíaca, doença caracterizada pela incapacidade do coração de bombear sangue adequadamente.

O trabalho é a continuação de uma pesquisa anterior, na qual o grupo coordenado por Julio Cesar Batista Ferreira, do Departamento de Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, descobriu que o coração insuficiente não bate bem por causa de um defeito no sistema de controle de qualidade das células cardíacas - responsável por destruir proteínas danificadas.

Sem esse mecanismo de limpeza, proteínas altamente reativas se acumulam no citoplasma, interagem com outras estruturas e acabam causando a morte da célula cardíaca, agravando ainda mais o quadro.
No estudo anterior, os cientistas testaram em ratos uma molécula, a âIIV5-3, que foi capaz de normalizar o controle de qualidade e reverter o processo degenerativo.
No experimento mais recente, também feito com ratos, o treinamento aeróbico se mostrou tão eficaz quanto o tratamento farmacológico na reativação do " sistema de limpeza" celular.

" Usamos o mesmo modelo animal, que consiste em amarrar uma das artérias coronárias do rato para induzir um infarto no miocárdio. A falta de irrigação sanguínea causa a morte imediata de aproximadamente 30% das células cardíacas. Após um mês, o animal já apresenta sinais de insuficiência" , contou Ferreira.

Embora o infarto seja a principal causa de insuficiência cardíaca, explicou o pesquisador, esse processo degenerativo é o resultado final comum de diferentes doenças crônicas não tratadas, entre elas a hipertensão, o diabetes e a obesidade. O mal leva à morte 70% dos pacientes afetados nos primeiros cinco anos.
" Após o dano primário, as células restantes têm de trabalhar em dobro para compensar a lesão crônica. Como não estão preparadas para isso, acabam entrando em colapso ao longo do tempo" , disse.


Com informações da Fapesp.

FonteI SaúdeExercício físico aeróbico ajuda a evitar agravamento da insuficiência cardíaca. Prática de tipo de atividade física é capaz de interromper o processo degenerativo observado na doença cardíaca. Acesso em 21/01/2013.

0 comentários:

Postar um comentário