Google Analytics Alternative

EXTRATO DE SEMENTE DE UVA PODE IMPEDIR A PROGRESSÃO DO CÂNCER COLORRETAL.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Extrato de semente de uva é eficaz na inibição do crescimento de células de câncer colorretal. É o que mostram pesquisadores da Universidade do Colorado, nos EUA.

A pesquisa indica que, quanto mais avançada as células cancerosas são, mais o extrato de semente de uva para seu crescimento e sobrevivência.
Não só o extrato ataca as células cancerosas de forma eficaz, mas também deixa as células saudáveis intactas.
"Nós sabemos há muito tempo que os compostos bioativos presentes em extrato de semente de uva ataca seletivamente muitos tipos de células cancerosas. Este estudo mostra que muitas das mesmas mutações que permitem que células do câncer colorretal sofram metástase e sobrevivam a terapias tradicionais se tornam sensíveis ao tratamento com a substância", afirma a pesquisadora Molly Derry.

Os pesquisadores dizem que a descoberta é especialmente importante hoje, devido ao aumento das taxas de câncer colorretal, em parte como resultado de estilos de vida sedentários e dietas ricas em gordura.
Poucas pessoas fazem exames para o câncer colorretal, o que significa que mais de 60% das pessoas que são diagnosticadas já têm a doença avançada.
"Encontrar uma forma de ataca seletivamente as células do câncer colorretal avançado poderia ter grande importância clínica", observa Derry.

A equipe realizou um estudo sobre as linhagens de células do câncer colorretal que representaram vários estágios da doença. Enquanto doses de quimioterapia muito maiores são necessárioas para matar um estágio IV do que um estágio II, eles notaram que, utilizando o extrato de semente de uva, o oposto acontecia.

"Foi necessário menos de metade da concentração de extrato para suprimir o crescimento celular e matar 50% das células em estágio IV, do que para alcançar resultados semelhantes nas células da fase II", explica Derry.

Os cientistas afirmam ter descoberto um mecanismo provável para a preferência do extrato de semente de uva para células do câncer colorretal avançado. Quando antioxidantes são utilizados para tratar as células de câncer, a morte celular induzida pelo extrato de semente de uva é revertida. A equipe acredita que é provável que o extrato ataque o câncer colorretal introduzindo o estresse oxidativo, resultando em morte das células cancerosas.

"As células de câncer colorretal podem ter mais de 11 mil mutações genéticas. Quimioterapias tradicionais só podem visar uma mutação específica e, conforme o câncer progride, mais mutações ocorrem. Estas mudanças podem resultar em uma doença resistente à quimioterapia. EM contraste, os compostos bioativos do extrato da semente de uva são capazes de atingir múltiplas mutações", conclui Derry.

Fonte: I Saúde, Extrato de semente de uva impede progressão do câncer colorretal. Quanto mais avançada as células cancerosas, maior a eficácia do extrato, que atua sem atacar os tecidos saudáveis. Acesso em 21/01/2013.

0 comentários:

Postar um comentário