Google Analytics Alternative

SONO DE MÁ QUALIDADE ESTÁ ASSOCIADO A DOENÇAS CARDÍACAS E OBESIDADE.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Pessoas que sofrem de distúrbios do sono estão em grande risco para a obesidade, o diabetes e a doença arterial coronariana, de acordo com uma nova pesquisa da Perelman School of Medicine da University of Pennsylvania, nos Estados Unidos. A nova pesquisa também indica que os distúrbios do sono em geral (dificuldade em adormecer, em permanecer dormindo, e/ou dormir demais) podem desempenhar um papel no desenvolvimento de doenças cardiovasculares e metabólicas. As afirmações se pautam na análise de dados de mais de 130 mil pessoas.

"Estudos anteriores demonstraram que aqueles que dormem menos são mais propensos a serem obesos, terem diabetes ou doença cardiovascular, e são mais propensos a morrer mais cedo, mas esta nova análise revelou que os problemas do sono, como a dificuldade em adormecer, manter o sono, ou mesmo dormir demais, também estão associados aos problemas de saúde cardiovascular e metabólica ", disse Michael A. Grandner, disse o principal autor do estudo e pesquisador associado do Center for Sleep and Circadian Neurobiology da Pennsylvania University.

Os pesquisadores examinaram as associações entre os distúrbios do sono e outras condições de saúde, com foco na qualidade do sono percebida, e não apenas na duração do sono. Após o ajuste para fatores de risco demográficos, socioeconômicos e de saúde, os pacientes com distúrbios do sono em, pelo menos, três noites por semana, em média, eram 35% mais propensos a serem obesos, eram 54% mais propensos a ter diabetes, 98% mais propensos a terem doença arterial coronariana, 80% mais propensos a ter um ataque cardíaco, e 102% mais propensos a terem tido um acidente vascular cerebral.

Grandner e seus colegas analisaram dados do Behavioral Risk Factor Surveillance System (BRFSS) de 2009 de 138.201 pessoas. O BRFSS é anual, feito por estado, por meio de entrevistas feitas com números telefônicos aleatórios respondidas por adultos com 18 anos ou mais de todo os EUA, realizadas pelo Centers for Disease Control and Prevention. É a maior pesquisa telefônica do mundo, projetada para monitorar comportamentos relacionados à saúde na população em geral.

"Este estudo é um dos maiores até hoje a ligar importantes problemas de sono a doenças cardiovasculares e metabólicas. Ele se junta a outros estudos que mostram que o sono é uma parte importante da saúde, como a dieta e a atividade física. Nós todos sabemos como é a sensação de não dormir bem às vezes. E agora podemos mostrar claramente que aqueles que têm problemas de sono crônicos também são muito mais propensos a ter problemas crônicos de saúde. Como uma sociedade, nós precisamos fazer do sono saudável uma prioridade", disse Philip R. Gehrman, professor assistente de psicologia do Departamento de Psiquiatria.

Os pesquisadores dizem que estudos futuros são necessários para mostrar se os problemas do sono realmente preveem o aparecimento de doenças cardiovasculares e metabólicas, e se o tratamento dos problemas do sono melhoram a saúde a longo prazo e a longevidade.

Fonte: I Saúde, Sono de má qualidade está associado a doenças cardíacas e à obesidade. Distúrbio do sono durante três noites por semana ou mais pode causar distúrbios cardiovasculares e metabólicos. Acesso em 22/01/2013.

0 comentários:

Postar um comentário