Google Analytics Alternative

Você entende melhor seu metabolismo, as coisas funcionam.

sexta-feira, 7 de maio de 2010
A velocidade em que o corpo queima calorias depende de vários fatores. É fato de que os homens queimam mais calorias do que as mulheres, mesmo em repouso. Para a maioria dos indivíduos o metabolismo diminui de forma progressiva a partir dos 40 anos. Muitos exclamam: "Meu metabolismo não é mais como costumava ser!". De fato, entretanto, há abordagens no estilo de vida e dieta que intensificam o gasto metabólico, independente de fatores genéticos, idade, sexo... Podemos fazer com o que o organismo trabalhe a nosso favor, não contra.
O metabolismo é um processo complexo que inclui inúmeras reações químicas que ocorrem no organismo para manter seu pleno funcionamento, entre eles a queima de calorias provindas dos alimentos que são consumidos. A velocidade pelo qual o corpo queima tais calorias pode ser chamada de taxa metabólica.
Ficar em jejum ou mesmo pular as refeições para perder peso ou driblar o metabolismo, nada mais é do que um grande mito. A privação de alimentos, estimula ao acúmulo de energia sob a forma de gordura corporal, retardando o metabolismo. Assim como a falta de alimentos, a falta de água também contribui a diminuir a taxa metabólica.
Não é preciso você se tornar um atleta, mas substituir a taxa de gordura corporal por massa magra lhe permite estimular seu metabolismo. Os músculos aumentam a taxa metabólica, são metabolicamente ativos, queimam muito mais calorias do que o tecido adiposo.
Para manter o peso estável e o metabolismo ativo também são necessários ajustes na ingestão calórica. É comum a citação: "Quando era jovem comia muito mais e não engordava com facilidade como agora". Pois bem, a medida que que os anos passam há necessidade de redução calórica. As calorias de que você necessita aos 30 anos não serão as mesmas do que aos 50 anos, por exemplo.
Compreender o metabolismo auxilia na estabilidade do peso ideal e melhor disposição em qualquer que seja sua idade. Ajustes! Realizar é preciso se queres manter a saúde.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário