Google Analytics Alternative

Atividade física reduz o efeito do gene da obesidade em adolescentes.

quinta-feira, 6 de maio de 2010
O gene FTO (gene de massa de gordura) está correlacionado com a obesidade. Vários estudos estão tentando revelar os fatores que desempenham um papel fundamental na luta contra ele. Um novo estudo conduzido por pesquisadores espanhóis mostra que um estilo de vida fisicamente ativo durante a adolescência pode reduzir o efeito de uma mutação neste gene, que predispõe ao sobrepeso ou obesidade.
Os autores basearam suas pesquisas em dados coletados no estudo HELENA, europeu, realizado pela Universidade de Zaragoza, que analisa o efeito do gene FTO e a gordura corporal em adolescentes de nove países europeus, incluindo a Espanha.
Embora a mutação do gene esteja relacionada ao aumento de massa corporal, gordura e circunferência da cintura, conforme o estudo, seu efeito desaparece entre adolescentes que realizam a quantidade diária indicada de atividade física.
Os resultados foram publicados na Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine, o estudo desafia a crença generalizada de que a genética determina o risco de desenvolver uma doença e de que não podemos fazer nada com isso.
Modificações no estilo de vida podem cancelar o efeito negativo de algumas mutações genéticas. Para os jovens, uma hora de atividade física por dia, reduz o risco potencial para está mutação. No entanto, o estudo observou que quase 60% dos adolescentes não cumprem as orientações para a pratica de exercício físico. Uma pena. Não é por menos que sempre tenho enfatizado a importância do exercício físico em qualquer idade.

0 comentários:

Postar um comentário