Google Analytics Alternative

SUCESSO DOS FILHOS DEPENDE DO EXEMPLO DOS PAIS.

sexta-feira, 22 de junho de 2012
Estudo realizado por pesquisadores dos Estados Unidos sugere que não é a situação financeira privilegiada do pai que mais favorece o sucesso financeiro de um filho, mas os ensinamentos. Pesquisa publicada no Journal of Political Economy afirma que dotações de capital humano passadas de pai para filho na forma de conselhos, ética de trabalho, entre outras coisas - intangíveis - são mais importantes para os descendentes do que a quantidade de zeros na conta bancária dos pais.

"Sabemos que existe uma correlação entre a renda dos pais e o futuro dos filhos", diz um dos autores do estudo David Sims, da Universidade Brigham Young. "O que não sabíamos era o mecanismo dessa relação. Queríamos ver se a correlação de renda entre gerações se devia ao que o dinheiro pode comprar para os filhos ou se os atributos de capital humano passados de pai para filho também desempenham um papel nesta influência."

O pesquisador observa que o desafio enfrentado pela equipe foi separar as duas formas de influência. Ele explica que, geralmente, pais com maiores dotações de capital humano tendem a ter rendimentos mais elevados, por isso se torna difícil dizer qual fator está fazendo o quê. A equipe de Sims utilizou uma metodologia aliada à um rico banco de dados para tentar separar as influências.

A metodologia dos autores se baseou no seguinte experimento. Comparação de dois pais com mesmo grau de instrução e qualificação. Um que vive em uma cidade com um mercado de trabalho robusto e possui um bom salário e outro que vive em uma cidade com mercado retraído e não possui um bom salário, apesar do capital humano comparável. Se o dinheiro é a única coisa que importa na influência intergeracional de renda, então o filho do pai com boa renda se dará melhor profissionalmente e financeiramente do que o filho do pai com menor renda. No entanto, se as influências de capital humano tiverem maior peso, ambos os filhos terão rendimentos semelhantes.

Para testar a hipótese, os pesquisadores utilizaram dados detalhados de uma grande amostra de pais suecos, com filhos nascidos entre 1950 e 1965. Dados incluíam informações sobre o salário de pais e filhos, bem como informações referentes ao capital humano dos pais: níveis de ensino e natureza de suas ocupações. Pais com maiores níveis de graduação acadêmica e que trabalhavam em empregos que requerem habilidades especializadas foram considerados como tendo maiores dotações de capital humano, que poderiam ser passados para os filhos.

Primeiro, a equipe observou a correlação entre os rendimentos dos pais e seus filhos, que, como esperado, foi bastante forte. Em seguida, eles empregaram metodologia estatística para isolar as diferenças de renda dos pais devido a fatores alheios ao capital humano, como pais de níveis semelhantes que trabalhavam em diferentes condições no mercado de trabalho. Se a correlação de renda se enfraquece para pais e filhos neste tipo de situação, os pesquisadores podem concluir que o dinheiro não é o único fator que importa.

Segundo os pesquisadores, foi exatamente isso que constatou o estudo. Diferenças de rendimento não relacionadas ao capital humano de um pai foram preditores mais fracos de renda de um filho. Em outras palavras, o que mais importa para o sucesso profissional e financeiro de um filho é o capital humano dos pais.

Fonte:
I Saúde, Sucesso dos filhos depende mais dos exemplos do que do dinheiro dos pais. Estudo mostra que futuro financeiro de um filho é mais fortemente influenciado por ensinamentos e conselhos paternos. Acesso em 22/06/2012.

0 comentários:

Postar um comentário