Google Analytics Alternative

NÍVEIS DE SEROTONINA SÃO REGULADOS PELA QUANTIDADE DE BACTÉRIAS INTESTINAIS DURANTE O DESENVOLVIMENTO.

domingo, 17 de junho de 2012

Cientistas da University College Cork, na Irlanda, têm mostrado que os níveis de serotonina, conhecido como o "hormônio da felicidade", são regulados pela quantidade de bactérias no intestino no início da vida.

Estudo mostra que a função normal do cérebro adulto depende da presença de micróbios intestinais durante o desenvolvimento. A serotonina, substância química principal envolvida na regulação do humor e emoção, é alterada em tempos de estresse, ansiedade e depressão, além disso, as drogas antidepressivas mais eficientes têm a serotonina como alvo.

Os cientistas da Alimentary Pharmabiotic Centre da UCC utilizaram ratos sem germes para demonstrar que a ausência de bactérias durante o início da vida afeta de forma significativa as concentrações de serotonina no cérebro na idade adulta.

A pesquisa também destacou que esta influência de pende do sexo, os efeitos são foram mais marcantes em ratos machos.

Finalmente, quando os cientistas colonizaram as cobaias com bactérias antes da idade adulta descobriram que muitas das mudanças no sistema nervoso central, especialmente relacionadas à serotonina, não poderiam ser invertidas, indicando um efeito permanente da flora intestinal sobre a função cerebral.

Descobertas se baseiam em um trabalho anterior da UCC que demonstra a existência de um eixo microbioma intestino/cérebro, que é essencial para manter a saúde normal e capaz de afetar o cérebro e o comportamento.

"Achados destacam o papel importante que as bactérias intestinais desempenham na comunicação bidirecional entre o intestino e do cérebro, e abrem a oportunidade de desenvolver estratégias microbianas únicas para o tratamento de transtornos mentais", diz o autor sênior do estudo John F Cryan.

Fonte:
I Saúde, Bactérias do intestino desempenham função de regular a felicidade. Estudo mostra que a função normal do cérebro adulto depende da presença de micróbios intestinais durante o desenvolvimento. Acesso em 17/06/2012.

0 comentários:

Postar um comentário