Google Analytics Alternative

PESQUISA DIZ QUE É POSSÍVEL IDENTIFICAR A IDADE DAS PESSOAS POR MEIO DO CHEIRO QUE EXALAM.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Cientistas dos Estados Unidos descobriram que é possível identificar a idade das pessoas por meio do cheiro que elas exalam.

Os resultados, publicados na revista Plos One, sugerem que o odor dos idosos é menos intenso e mais agradável do que o de pessoas mais jovens.

Segundo os pesquisadores, a mudança no cheiro é impulsionada pelos produtos químicos que lançamos através das glândulas e das bactérias na pele, que variam à medida que uma pessoa envelhece.

Para o trabalho, a equipe do Monell Chemical Senses Centre analisaram pessoas de três faixas etárias diferentes: jovens adultos (de 20 a 30 anos), pessoas de meia idade (de 45 a 55 anos) e idosos (de 75 a 95 anos).

Cada participante dormiu cinco dias com uma mesma camiseta com almofadas sob as axilas, para que o cheiro de cada um fosse bem absorvido. Depois, os odores foram colocados em frascos de vidro, e outros participantes, jovens, tiveram que determinar qual frasco continha o cheiro das pessoas mais velhas. A comparação foi repetida nove vezes para cada um dos 41 avaliadores.

A experiência mostrou que o ser humano consegue determinar aproximadamente a idade do outro pelo cheiro. Além disso, os avaliadores tiveram que descrever os cheiros, e a pesquisa concluiu que o odor dos idosos é menos intenso e menos desagradável que o dos mais jovens.

"Similar a outros animais, descobrimos que os seres humanos podem extrair sinais de odores corporais que nos permitem identificar a idade biológica, evitar indivíduos doentes, escolher um parceiro adequado, e distinguir parentes de não parentes", conclui o líder da pesquisa Johan Lundström.

Fonte:
I Saúde, Idade biológica pode ser determinada pelo odor corporal das pessoas. Resultados sugerem que o cheiro dos idosos é menos intenso e mais agradável do que o de pessoas mais jovens. Acesso em 01/06/2012.

0 comentários:

Postar um comentário