Google Analytics Alternative

ENVELHECIMENTO E CRESCIMENTO DE CÉLULAS CANCEROSAS.

sábado, 16 de junho de 2012
O envelhecimento normal das células age como um combustível para o crescimento do câncer, podendo levar o tumor a se espalhar para o restante do corpo. É o que sugere estudo de pesquisadores da Thomas Jefferson University, nos Estados Unidos.

Os resultados, publicados na revista Cell Cycle, põem em dúvida a teoria de que o câncer é uma doença das células genéticas autônomas e fornece novos paradigmas para o desenvolvimento de medicamentos anticâncer mais eficazes.

Pesquisas anteriores mostraram que as células cancerosas induzem uma resposta ao estresse oxidativo (autofagia) em células vizinhas ao microambiente do tumor para se alimentar e crescer.

Agora, Michael P. Lisanti e seus colegas descobriram que as células senescentes parecem ter muitas das características destes fibroblastos autofágicos associados ao câncer e fazem parte do mesmo processo fisiológico.

Os investigadores descobriram que o envelhecimento das células, que perdem sua capacidade de se dividir (senescência) e o autocanibalismo (autofagia) nas células normais vizinhas a um tumor agem como "alimento" para impulsionar o crescimento das células cancerosas.

De acordo com o estudo, as células normais vizinhas que estão se tornando senescentes ou "velhas" estão diretamente produzindo comida para "alimentar" o câncer.

Uma vez que a senescência reflete o envelhecimento biológico, a pesquisa pode explicar porque a incidência de câncer aumenta drasticamente com o avanço da idade, que proporciona um "solo fértil" que apoia o crescimento das células cancerosas. Simplificando, a equipe sugere que o envelhecimento é o motor metabólico que impulsiona o crescimento do câncer.

Para parar o crescimento do tumor e a metástase, os pesquisadores terão de "cortar o fornecimento de combustível", que é fornecido pelo envelhecimento das células, antes que ele chegue às células cancerosas, visando a autofagia e senescência no microambiente tumoral.

A equipe acredita que estes resultados põem em dúvida a teoria de que o câncer é uma doença das células genéticas autônomas. Pelo contrário, parece que o câncer é realmente uma doença do envelhecimento do hospedeiro, que alimenta o crescimento e as metástases dos tumores, determinando o resultado clínico. "Células hospedeiras com envelhecimento normal são realmente a chave para a criação de novas terapias anticâncer mais eficazes", concluem os pesquisadores.
Veja mais
detalhes sobre esta pesquisa (em inglês).

Fonte:
I Saúde, Envelhecimento celular normal impulsiona propagação do câncer no organismo. Células 'velhas' se tornam alimento para os tumores. Descoberta pode levar a medicamentos anticâncer mais eficazes. Acesso em 16/06/2012.

0 comentários:

Postar um comentário