Google Analytics Alternative

GLUTATIONA PEROXIDASE PROTEGE PESSOAS COM NÍVEIS BAIXOS DE HDL CONTRA DOENÇAS CARDIOVASCULARES.

sábado, 16 de junho de 2012
Pesquisadores da University of Minnesota Medical School em colaboração com a School of Public Health descobriram enzima que, quando encontrada em níveis elevados cominados à baixos níveis de HDL (colesterol bom), pode reduzir drasticamente o risco de doença cardiovascular.
A enzima "glutationa peroxidase ou GPx3" é um antioxidante natural que ajuda a proteger o organismo de lesões oxidantes, possibilitando ao corpo reparar-se naturalmente. O novo estudo descobriu que pacientes com altos níveis de colesterol bom, a enzima GPx3 não faz uma diferença significativa. No entanto, àqueles pacientes com níveis baixos de HDL, a enzima GPx3 poderia ser um grande benefício. Ligações da enzima para a doença cardiovascular poderiam também ajudar a determinar o risco cardiovascular em pacientes com níveis baixos de bom colesterol e níveis baixos da GPx3.

A nova pesquisa, publicada nesta sexta-feira (15) pela revista PLoS One, apoia a ideia de que os antioxidantes naturais podem oferecer profundos benefícios ao corpo humano. "Em nosso estudo, descobrimos que pessoas com níveis elevados da enzima GPx3 e baixos níveis de bom colesterol têm seis vezes menos probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares do que pessoas com níveis baixos de ambos", disse o autor L. Jordan Holtzman, professor de Farmacologia e Medicina da University of Minnesota Medical School.
A combinação de baixos níveis de HDL e GPx3 afeta cerca de 50 milhões de pessoas, um em cada quatro adultos, nos EUA. Esta condição pode levar a derrames e ataques cardíacos fatais. Os investigadores buscam novos biomarcadores para detectar os pacientes que apresentam maiores riscos para este tipo de doença e como a ciência poderia limitar o impacto da doença uma vez que é diagnosticada.

"É importante salientar que as pessoas não devem correr em busca dos testes da enzima GPx3", afirmou Holtzman. "Com o tempo, esperamos que a medição dessa enzima seja um exame de sangue comum para determinar se um paciente está em risco de doença cardiovascular, incluindo ataques cardíacos e enfartes."

Para chegar aos resultados, Holtzman e seus colegas estudaram os três principais fatores de risco para doenças cardiovasculares: o fumo, a hipertensão e o colesterol alto. Os dados sugerem que os pacientes com baixos níveis de HDL e GPx3 tinham seis vezes mais probabilidades de morrer de doença cardiovascular, incluindo ataque cardíaco ou derrame do que aqueles com baixos níveis de HDL e altos níveis de GPx3.

O estudo examinou 130 amostras armazenadas a partir do Minnesota Heart Survey de pessoas que morreram de doença cardiovascular após 5 a 12 anos de tratamento. As idades dos pacientes estudados variaram de 26 a 85 anos de idade.

"Esta é uma enzima importante para as pessoas com colesterol HDL baixo", disse Holtzman. "Acreditamos que novas pesquisas serão determinantes para descrever o papel do GPx3 e quais drogas podem servir para aumentar a sua atividade no sangue."

Fonte:
I Saúde, Enzima protege pessoas com baixos níveis de HDL contra doenças cardiovasculares. A enzima "glutationa peroxidase ou GPx3" é um antioxidante natural que ajuda o organismo a se recuperar de lesões oxidantes. Acesso em 16/06/2012.

0 comentários:

Postar um comentário