Google Analytics Alternative

DIETA RICA EM SAL E LESÃO AOS VASOS SANGUÍNEOS.

terça-feira, 19 de junho de 2012
Consumir uma dieta rica em sal durante vários anos pode causar danos graves nos vasos sanguíneos, aumentando o risco de desenvolver pressão alta, de acordo com estudo divulgado pela American Heart Association.

Pesquisa mostra que pessoas com este tipo de lesão nos vasos sanguíneos e que continuam a comer dieta rica em sal têm mais probabilidade de desenvolver hipertensão, ou pressão arterial elevada.

Os pesquisadores não avaliaram a relação de causa e efeito entre a ingestão de sal e a pressão arterial elevada. "No entanto os resultados do estudo acrescentam evidências de que uma dieta rica em sal está intimamente ligada à pressão alta. Além disso, este estudo reforça as diretrizes apoiadas por organizações e profissionais que recomendam reduzir o consumo de sal para minimizar o risco de hipertensão", afirma o pesquisador John Forman, do Brigham and Women' s Hospital.

Para o estudo, a equipe rastreou a ingestão de sódio de 5.556 homens e mulheres da população geral de Groningen, na Holanda. O consumo foi avaliado através do recolhimento de várias amostras de urina, considerado o melhor método para medir a ingestão de sódio.

Os pesquisadores analisaram a associação entre o consumo de sódio e os níveis sanguíneos de ácido úrico e albumina na urina, ambos os marcadores de lesão dos vasos sanguíneos, em participantes que não tomam remédio para pressão arterial elevada.

Durante um acompanhamento médio de 6,4 anos, 878 novos diagnósticos de hipertensão arterial foram feitos.

O maior consumo de sódio foi associado com níveis crescentes de ácido úrico e albumina ao longo do tempo. Quanto maior os níveis destes marcadores, maior o risco de desenvolver hipertensão se a ingestão de sal na dieta foi alta.

Comparado com os participantes que comeram menor quantidade de sódio (cerca de 2.200 miligramas por dia), aqueles que comeram mais (cerca de 6.200 mg / d) eram 21% mais propensos a desenvolver pressão arterial elevada. No entanto, aqueles que tinham altos níveis de ácido úrico e comeram mais sal eram 32% mais propensos a desenvolver pressão arterial elevada enquanto que aqueles com níveis elevados de albumina na urina e alto consumo de sal tinham 86% mais chances de desenvolver hipertensão.

Como o estudo envolveu apenas europeus caucasianos, os pesquisadores afirmam que os testes devem ser replicados em hispânicos, afro-americanos e outras parcelas da população.

Fonte:
I Saúde, Consumir dieta rica em sal durante vários anos causa lesão nos vasos sanguíneos. Pessoas com danos nos vasos sanguíneos e que continuam a ingerir muito sódio têm mais risco de desenvolver hipertensão arterial. Acesso em 19/06/2012.

0 comentários:

Postar um comentário