Google Analytics Alternative

ALIMENTAÇÃO RICA EM VEGETAIS FORNECE PROTEÇÃO CONTRA A PANCREATITE AGUDA.

sexta-feira, 29 de junho de 2012
Dieta rica em vegetais pode ajudar a evitar o desenvolvimento de pancreatite aguda. É o que sugere estudo publicado na revista Gut.

A pesquisa mostra que pessoas que comem mais vegetais, mais de 4 porções por dia, são 44% menos propensas à doença do que aquelas que comem menos de 1 porção por dia.


Pancreatite se refere à inflamação do pâncreas, glândula localizada atrás do estômago que, entre outras coisas, libera as enzimas digestivas para digerir a comida.

Ocasionalmente, essas enzimas ficam ativas dentro do pâncreas e começam a digerir a própria glândula. Um em cada cinco pessoas com pancreatite aguda tem sintomas graves e potencialmente fatais.

Pesquisas anteriores sugeriram que a produção excessiva de radicais livres, subprodutos de atividade celular, está associada com a pancreatite aguda. Além disso, os níveis de enzimas antioxidantes, que eliminam esses radicais são aumentados durante um ataque.

Com o novo trabalho, a equipe decidiu saber se um desequilíbrio nos níveis de antioxidantes, associado com fatores alimentares, pode tornar o pâncreas mais sensível aos efeitos dos radicais livres e assim aumentar o risco de pancreatite aguda.

Eles analisaram uma amostra populacional de 80 mil adultos que vivem na região central da Suécia entre 1998 e 2009. Em 1997, cada um dos participantes respondeu a um questionário completo sobre quantas vezes eles tinham comido de uma escala de 96 itens alimentares ao longo do ano anterior.

A média de consumo de vegetais e frutas foi de cerca de 2,5 e pouco menos de 2 porções, respectivamente, a cada dia.

Durante o período de monitoramento, 320 pessoas desenvolveram pancreatite aguda que não foi associada com as complicações de cálculos biliares, uma causa relativamente comum da condição.

A quantidade consumida de fruta não pareceu influenciar o risco de desenvolvimento de pancreatite aguda, mas isto não foi o caso para vegetais.

Depois de avaliar fatores susceptíveis de influenciar os resultados, a análise mostrou que aqueles que comiam mais vegetais, mais de 4 porções por dia, eram 44% menos prováveis de desenvolver pancreatite aguda do que aqueles que comiam menos de 1 porção por dia.

A proteção proporcionada por uma dieta rica em vegetais pareceu mais forte entre aqueles que consumiam mais de 1 bebida de álcool por dia, e aqueles que estavam com sobrepeso (IMC de 25 ou mais).

O risco de desenvolver a doença caiu 71% entre os que bebiam e 51% entre aqueles que estavam acima do peso.

A explicação mais provável para o efeito protetor dos vegetais é o elevado nível de antioxidantes que contêm, afirmam os autores, do Karolinska Institutet.

Segundo eles, a razão pela qual frutas, que também contém altos níveis de antioxidantes, não parecerem afetar o risco de pancreatite aguda, pode estar no seu teor de frutose, que pode contrariar os efeitos dos antioxidantes.

Se os seus resultados forem confirmados por outras pesquisas, os autores sugerem que o aumento da ingestão de vegetais pode ajudar a evitar o desenvolvimento de pancreatite aguda.

Fonte:
I Saúde, Alimentação rica em vegetais reduz risco de pancreatite aguda. Pessoas que comem mais de 4 porções por dia são 44% menos propensas à doença devido a quantidade de antioxidantes que ingerem. Acesso em 29/06/2012.

0 comentários:

Postar um comentário