Google Analytics Alternative

POLUIÇÃO DO AR AUMENTA O RISCO DE DOENÇAS CARDÍACAS CRÔNICAS.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Pesquisadores da Tel Aviv University, em Israel, descobriram que pessoas que vivem em áreas com alto índice de poluição são 40% mais propensas a ataques cardíacos recorrentes em longo prazo.
Assim como os cigarros, a poluição em si provoca o sistema inflamatório. Os resultados sugerem que a exposição em longo prazo de um sistema inflamatório irritado cronicamente a esses poluentes causa progressão da esclerose atrial que se manifesta em eventos cardíacos.

Para o trabalho, a equipe seguiu 1.120 pacientes com menos de 65 anos que foram internados em decorrência de infarto do miocárdio em Israel entre 1992 e 1993. Os pacientes foram acompanhados até 2011. A qualidade do ar foi medida em 21 estações de monitoramento nas áreas onde os pacientes viviam.

Após o ajuste para outros fatores como status socioeconômico e gravidade da doença, os pesquisadores identificaram uma associação clara entre a poluição e resultados clínicos negativos, incluindo mortalidade e eventos vasculares recorrentes, tais como ataque cardíaco, AVC e insuficiência cardíaca.

Em comparação com pacientes que viviam em áreas com os menores níveis de poluição registrados, aqueles que moravam em ambientes mais poluídos eram 43% mais propensos a ter um segundo ataque cardíaco ou sofrer insuficiência cardíaca congestiva e 46% mais prováveis de sofrer um derrame.

O estudo também descobriu que pacientes expostos à poluição do ar tinham 35% mais chance de morrer no período de quase 20 após o seu primeiro ataque cardíaco do que aqueles que foram expostos a níveis mais baixos de poluentes.

Segundo os pesquisadores, o verdadeiro impacto da poluição do ar pode ser ainda mais forte do que este estudo mostra. "Nosso método de avaliar a exposição tem limitações. Como estamos usando dados de estações de monitoramento, é uma estimativa grosseira de exposição. Estimamos que a poluição do ar poderia ter o dobro do impacto negativo com uma medição mais precisa", afirma o autor da pesquisa Yariv Gerber.

Fonte:
I Saúde, Poluição do ar aumenta risco de doenças cardíacas crônicas em 40%. Pesquisa revela que exposição em longo prazo a poluentes altera sistema inflamatório e leva a recorrência de eventos cardíacos. Acesso em 07/06/2012.

0 comentários:

Postar um comentário