Google Analytics Alternative

SABORES E TEMPEROS DA CULINÁRIA INDIANA.

domingo, 25 de novembro de 2012
Tão diversa quanto a sua cultura, a culinária indiana apresenta uma série de ingredientes e temperos que agradam aos olhos e ao paladar. Na Índia, a preparação dos alimentos é considerada uma arte. Cada família tem sua tradição na hora de preparar os pratos, assim como cada região tem a sua especialidade gastronômica e influência das religiões locais.

A chef londrina Anjum Anand é uma das responsáveis por tornar a alimentação indiana em algo mais acessível ao público inglês. Sua inspiração vêm das regiões de Nova Delhi e Calcutá, que por sua vez, misturam influências de diferentes partes da Índia, como Mughlai e Punjabi. Determinada a mudar a percepção das pessoas de que esse tipo de comida é difícil de ser feito, a autora do livro I Love Curry (ainda sem tradução no Brasil) diz que procura incorporar alimentos que se encaixem na vida agitada de hoje. “Sigo princípios ayurvédicos e dou preferência aos pratos leves, frescos e saudáveis”, afirma

Apesar de ser largamente conhecida por suas receitas vegetarianas, a culinária indiana também tem diversos pratos elaborados com carnes. Frango, bode, cordeiro e peixes são as principais, uma vez que a grande maioria dos indianos não consome carne de bovinos, animais considerados sagrados no país.

Confira a deliciosa receita da chef e desvende os mistérios da gastronomia indiana.
 
Curry de peixe com tomate cremoso
500 gramas de filet de peixe branco ou lombo, cortado em pedaços grandes
5 colheres de sopa de óleo vegetal
1 colher de chá de sementes de mostarda
1 cebola pequena picada
6 dentes de alho descascados
½ gengibre descascados
3-5 pimentas verdes
½ colher de chá de cúrcuma
¾ colher de chá de cominho em pó
1 colher de chá de coentro em pó
4 tomates maduros, sem sementes
200 ml de água
Sal e pimenta do reino a gosto
½ colher de chá de garam masala (mistura de sementes de coentro, cominho, cardamomo, cravo-da-índia e canela)
2 colheres de chá de vinagre
3 colheres de sopa de creme de leite
Punhado de folhas de coentro fresco para decorar


Modo de Fazer
Aqueça o óleo em uma panela antiaderente de tamanho médio. Adicione as sementes de mostarda e, depois delas estourarem, adicione a cebola e as pimentas verdes. Cozinhe, mexendo sempre, até dourar as cebolas (cerca de 6 a 8 minutos). Enquanto isso, misture o tomate, gengibre e alho até formar uma mistura homogênea.

Adicione as especiarias e o sal. Cozinhe em fogo médio, mexendo sempre até que algumas gotas de óleo do masala sejam liberadas (cerca de 10 a 12 minutos). Conforme a mistura engrossa, abaixe o fogo. Prove para saber se está bom. Adicione a água, o vinagre e o creme, e volte a cozinhe até queficar cremoso (por 3 ou 4 minutos). Prove e ajuste o tempero. Adicione o peixe e deixe ferver suavemente durante 4 minutos ou até ficar cozido. Polvilhe o coentro fresco e mexa para incorporar. Sirva imediatamente.
 
Fonte: Alimentação Terra, Cores e temperos da culinária indiana. Rica em sabores e tradição, a cozinha da Índia é um convite à boa mesa. Acesso em 25/11/2012.

0 comentários:

Postar um comentário