Google Analytics Alternative

COMPOSTO ENCONTRADO NO ALECRIM PROTEGE A SAÚDE OCULAR.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012
Pesquisadores do Sanford-Burnham Medical Research Institute, nos EUA, descobriram que um componente do alecrim promove a saúde ocular.
 
O estudo sugere que o ácido carnósico pode ser uma nova abordagem para o tratamento de condições como a degeneração macular em humanos
 
 
Ervas amplamente utilizadas ao longo da história em asiáticos e culturas europeias têm recebido atenção da medicina ocidental nos últimos anos. Os cientistas estão agora isolando os compostos ativos em muitas ervas medicinais e documentando suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Agora, Stuart A. Lipton e seus colegas verificaram que o ácido carnósico protege a retina de degeneração e de toxicidade em culturas de células e em modelos de roedores com lesão na retina induzida pela luz.
Os seus resultados sugerem que o ácido carnósico pode ter aplicações clínicas para as doenças que afetam a retina externa, incluindo a degeneração macular, doença ocular mais comum nos EUA.
 
A degeneração macular provavelmente tem muitas causas subjacentes. No entanto, estudos anteriores sugerem que a doença pode ser retardada ou melhorada por substâncias químicas que combatem os radicais livres e que danificam as membranas e outros processos celulares.
 
A equipe de Lipton descobriu pela primeira vez há alguns anos que o ácido carnósico combate danos dos radicais livres no cérebro.
Em seu último estudo, Lipton e seus colegas inicialmente investigaram o mecanismo de proteção do ácido carnósico em culturas de laboratório de células da retina.
 
Os pesquisadores expuseram as células ao peróxido de hidrogénio, a fim de induzir o estresse oxidativo, um fator que contribui para a progressão de doenças oculares como a degeneração macular e retinite pigmentosa.
Eles descobriram que as células tratadas com o ácido carnósico desencadearam a produção de enzima antioxidante nas células, o que por sua vez reduziu os níveis de oxigênio reativo e de espécies de azoto (radicais livres e peróxidos que danificam as células).

Potencial terapêutico
Após o sucesso com células da retina, Lipton e seus colegas testaram o ácido carnósico em um modelo animal com danos nos fotorreceptores, parte do olho que converte a luz em sinais elétricos, permitindo a percepção visual.
Em comparação com o grupo não tratado, roedores tratados previamente com ácido carnósico retinham uma espessa camada nuclear externa do olho, o que indica que os fotorreceptores estavam protegidos. Os ratos tratados com ácido carnósico também exibiram melhor atividade eletrorretinograma, medida da função de fotorreceptores saudáveis.
 
"Nós estamos agora desenvolvendo derivados melhorados do ácido carnósico e compostos relacionados para proteger a retina e outras áreas do cérebro de uma série de condições degenerativas, incluindo a degeneração macular e várias formas de demência", conclui Lipton.
 
Fonte: I Saúde, Composto encontrado no alecrim protege contra doença ocular comum. Tratamento com ácido carnósico desencadeia produção de enzima antioxidante nas células e impede degeneração macular. Acesso em 28/11/2012.

0 comentários:

Postar um comentário