Google Analytics Alternative

MANTENHA CAUTELA COM OS ALIMENTOS RICOS EM SÓDIO.

sábado, 10 de novembro de 2012
Por terem baixo teor calórico, os biscoitos de polvilho são petiscos bastante consumidos por quem está encarando uma dieta. Porém, um levantamento divulgado em 16/10/2012 pela Anvisa (Agênca Nacional de Vigilância Sanitária) aponta que o tira-gosto não é tão inofensivo: um pacote de 100 g do biscoito possui mais da metade de toda a quantidade de sódio que uma pessoa deve consumir durante todo o dia.
 
A cada 100 g do produto, há 1.092 mg de sódio, sendo que o recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é o consumo máximo de 2.000 mg diários.
Os queijos também entraram na lista de alimentos com alto teor de sódio. O estudo analisou os queijos minas frescal, minas padrão, muçarela, parmesão, parmesão ralado, petit suisse, queijo prato e ricota.
 
Entre as 500 amostras da pesquisa, o parmesão encabeçou a lista de maior valor absoluto de sódio. Ele atingiu a marca de 3.052 mg para cada 100 g. Em segundo lugar ficou a versão ralada do queijo parmesão, onde foram encontrados 2.976 mg de sódio para cada 100g de produto.
No caso do queijo minas frescal, a quantidade de sódio variou mais de 14 vezes dependendo da marca. Por conta disso, a Anvisa ressalta o quanto é importante ficar atento ao rótulo, comparar a tabela nutricional e escolher a opção com menor quantidade do componente.
Outro produto que apresentou índice elevado da substância foi o hambúrguer bovino: em média, há 701 g de sódio para cada 100 g de produto. Um hambúrguer com cerca de 80 g, é responsável por mais de 1/4 do total de sódio que uma pessoa deve consumir durante todo o dia.
Para realizar o levantamento, a Anvisa, em parceria com o INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde), analisou por um ano (entre 2010 e 2011) a quantidade de sal em quase 500 amostras de 26 categorias de alimentos nos seguintes Estados: Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
 
O consumo excessivo dessa substância pode favorecer o surgimento de doenças crônicas como cardiopatias, obesidade, hipertensão, problemas renais, diabetes, entre outras.
Veja a tabela comparativa entre os valores máximos e mínimos de sódio encontrado em 100 g de alguns alimentos:
 
 
Fonte: Drauzio Varella, Biscoito de polvilho é um dos líderes em concentração de sódio. Acesso em 10/11/2012.

0 comentários:

Postar um comentário