Google Analytics Alternative

OBESIDADE AUMENTA O RISCO DE PERDA ÓSSEA EM HOMENS.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012
Homens com maior acúmulo de gordura abdominal têm maior risco de desenvolver osteoporose mais tarde na vida, de acordo com estudo de pesquisadores da Harvard Medical School, nos EUA.
 
A pesquisa aponta que a obesidade é um fator de risco para a perda óssea e a diminuição da resistência óssea em homens.
"É importante para os homens ter a consciência de que o excesso de gordura da barriga não é apenas um fator de risco para doença cardíaca e diabetes, também é um fator de risco para a doença óssea", afirma a pesquisadora Miriam Bredella.
Bredella e seus colegas avaliaram 35 pacientes com idade média de 34 anos e índice de massa corporal (IMC) de 36,5, obesidade grau 2.
 
Os voluntários foram submetidos a uma tomografia do abdômen e da coxa para avaliar a quantidade de gordura e massa muscular, além de outro exame em alta resolução do antebraço, para analisar a força dos ossos e o risco de fraturas.
A análise mostrou que os homens com maior acúmulo de gordura visceral tinham menor resistência óssea em comparação com aqueles com menos gordura visceral. Não houve associação entre idade ou IMC total e propriedades mecânicas do osso.
 
"Nós não fomos surpreendidos pelos nossos resultados que a gordura abdominal é prejudicial para a resistência óssea em homens obesos. O que nos surpreendeu foi que homens obesos com uma grande quantidade de gordura visceral tinham a força óssea significativamente reduzida em comparação com aqueles com IMC similar, mas pouco acúmulo de gordura na barriga", conclui Bredella.
 
Fonte: I Saúde, Acúmulo de gordura na barriga aumenta risco de osteoporose em homens. Pesquisa aponta que a obesidade é um fator de risco para a perda óssea e a diminuição da resistência óssea em homens. Acesso em 29/11/2012.

0 comentários:

Postar um comentário