Google Analytics Alternative

GUIA DE ANTIOXIDANTES.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012
O envelhecimento do organismo pode ser acelerado com a ação dos radicais livres, que causam a oxidação celular. Além disso, a ação destas moléculas prejudiciais ao corpo também pode prejudicar a memória, afetar o coração, diminuir as funções oculares e desencadear câncer. Para combatê-los, aposte no consumo de alimentos e cosméticos com ação antioxidantes. Conheça alguns exemplos destas substâncias que ajudam a blindar a sua saúde.
 
Licopeno Previne câncer, em especial o de próstata. Reduz a oxidação do colesterol, prevenindo a formação de placas nas artérias. Principais fontes: tomate, melancia, pimentão vermelho, pimenta vermelha, goiaba, morango. Outras funções: protege a pele contra os danos que podem ser causados pela radiação ultravioleta.
 
Catequina Tipo de flavonoide com ação anticancerígena. Principais fontes: chá verde, chocolate amargo, vinho tinto. Outras funções: acelera o metabolismo de gorduras, colaborando em dietas de emagrecimento, e reduz o nível de colesterol ruim (LDL).
 
Antocianina Inibe a formação de coágulos sanguíneos que, em excesso, podem se fixar nos vasos, prejudicando a circulação do sangue. Principais fontes: açaí, beterraba, uva, ameixa, cereja, azeitona preta, repolho roxo, cebola roxa, figo, romã. Outras funções: estimula o funcionamento do sistema imunológico.
 
Resveratrol Um dos melhores antioxidantes que reduzem o colesterol. Também age como anticancerígeno. Principais fontes: uvas roxas, vinho tinto. Outras funções: melhora o funcionamento dos pulmões.
 
Alicina “Quando é digerida, produz ácido sulfênico, composto que reage mais rapidamente com os radicais livres do que os outros antioxidantes”, explica Greice. Previne doenças cardíacas e inibe a formação de tumores do intestino. Principais fontes: alho, cebola. Outras funções: age como bactericida, antiviral e anti-inflamatório. Ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial.
 
Quercetina Previne tumores, ativa o sistema imunológico e, assim como a alicina, é antiviral e bactericida. Principais fontes: maçã, cebola, alho-poró, acelga, pimenta verde. Outras funções: protege contra os danos da radiação ultravioleta e contribui com a produção de enzimas que quebram gorduras.
 
Sulforafano Age no fígado, estimulando a produção de enzimas que combatem substâncias cancerígenas, prevenindo principalmente câncer de cólon e de mama. Principais fontes: brócolis, couveflor, repolho, couve-manteiga, agrião, abobrinha. Outras funções: contribui com a redução do colesterol e combate bactérias que causam gastrite.
 
Fonte: Revista Shape, Parte do texto em Guia de antioxidantes. 14 substâncias que combatem o envelhecimento. Saiba onde encontrá-las. Consultoria Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário