Google Analytics Alternative

DURAÇÃO DO SONO AFETA APETITE DE FORMA DISTINTA EM HOMENS E MULHERES.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012
Cientistas da American Academy of Sleep Medicine descobriram que a duração do sono afeta o apetite de forma diferente em homens e mulheres.
 
A pesquisa sugere que o aumento da quantidade de sono em adultos poderia levar à redução na ingestão de alimentos, mas que o processo hormonal difere entre ambos os sexos.
O estudo, publicado na revista Sleep, acompanhou a duração do sono, a desregulação da glicose e a regulação hormonal do apetite em 27 homens e mulheres com peso normal com idades entre 30 e 45 anos.
Os participantes forneceram sangue em jejum e foram estudados sob duas condições: sono curto (4 horas) ou habitual (9 horas).
Os resultados mostraram que o sono curto aumentou os níveis de grelina total de homens, mas não nas mulheres e reduziu os níveis do hormônio da saciedade GLP-1 nas participantes femininas, mas não nos homens, uma diferença de gênero que não tinha sido relatada antes.

"Nossos resultados apontam para a complexidade da relação entre a duração do sono e a regulação do balanço energético. O estado de equilíbrio energético, se alguém está em um período ou ganho de peso, pode ser crítico nas respostas metabólicas e hormonais à restrição do sono", afirma a principal investigadora do estudo Marie-Pierre St-Onge.

De acordo com os autores, esta é a maior investigação clínica controlada sobre os efeitos da redução de sono na regulação hormonal da ingestão de alimentos.
A equipe conclui que os resultados apoiam um papel causal da duração do sono sobre o consumo de energia e controle de peso.
 
Fonte: I Saúde, Duração do sono afeta apetite de forma diferente em homens e mulheres. Estudo sugere que aumento da quantidade de sono pode reduzir ingestão de alimentos, mas que processo hormonal difere entre sexos. Acesso em 02/11/2012.

0 comentários:

Postar um comentário