Google Analytics Alternative

CULINÁRIA JAPONESA: LEVE E SABOROSA.

domingo, 25 de novembro de 2012
Nutritiva, equilibrada, leve e saborosa, a culinária japonesa é considerada uma das mais saudáveis do mundo. Preparadas à base de arroz, algas, legumes, verduras, frutos do mar e peixe, as refeições valorizam alimentos ricos em diversas substâncias benéficas ao organismo.

A harmonia entre os ingredientes utilizados é um dos segredos milenares da longevidade do povo japonês. Aliada à genética, à maneira de lidar com o estresse e à medicina avançada, a alimentação saudável contribui para que os japoneses estejam no topo do ranking de expectativa de vida divulgado pela Organização Mundial da Saúde, variando entre 79 e 86 anos de vida.

Servidos com a intenção de agradar não só aos olhos, mas também ao paladar, os pratos levam pouca ou nenhuma gordura saturada, nociva ao organismo e responsável por aumentar o colesterol ruim. Por utilizar muitos alimentos crus, preservam 100% dos nutrientes, ricos em substâncias importantes para a preservação da saúde.

E para quem pensa que apenas os pratos frios são benéficos, a culinária japonesa tem diferentes opções de pratos quentes saudáveis e balanceados. Um exemplo é o Yakissoba, considerado um prato completo e equilibrado por conter massa, proteína animal e vegetal, além de diversos legumes.

Taeq fez uma seleção para você conhecer alguns dos ingredientes da culinária japonesa e os benefícios que eles podem trazer ao organismo. Mas lembre-se que para aproveitar tudo isso é preciso ingerir os alimentos com moderação.

Wakamê (algas): excelente fonte de iodo, contribuem para o bom funcionamento da tireoide e do sistema imunológico. Ricas em vitaminas do complexo B, são importantes reguladores da serotonina, hormônio que confere a sensação de prazer e bem-estar.

Sashimi (peixe cru como atum, salão e truta): ricos em ômega 3, substância que contribui para a diminuição dos níveis de colesterol no sangue, ajuda a diminuir os riscos de doenças cardiovasculares, como hipertensão, infarto e derrames.

Shoga (gengibre): possui propriedades anti-inflamatórias e bactericidas. Sua ação desintoxicante favorece a gestão e alivia a constipação intestinal. O gengibre também é um ótimo digestivo.

Shitake e shimeji (cogumelos): ricos em proteínas, contém uma substância capaz de estimular o sistema imunológico.

Tofu (queijo de soja): fonte de proteína, minerais e vitaminas. Ameniza sintomas da menopausa, protege contra o câncer e previne a osteoporose. Por possuir isoflavonas, antioxidantes que reduzem a taxa de colesterol ruim (LDL) no sangue, ajudam na diminuição do risco de doenças cardiovasculares.

Wassabi (raiz-forte): contém potássio, cálcio, magnésio, fósforo e vitamina C. Utilizado como condimento, ajuda na digestão. Possui nutrientes que ajudam a prevenir as cáries, impedindo a ação das bactérias.

Moyashi (broto de feijão): rico em fibras e vitamina C, auxilia na produção das células de defesa do organismo.

Missoshiro (sopa de soja): com todos os seus ingredientes (pasta de soja, alga, vegetais, tofu e peixe desidratado), tem propriedades antioxidantes e garante o bom funcionamento do intestino e do cérebro.

 
Chá verde: auxilia no bom funcionamento digestivo, possui ação bactericida e antioxidante, impedindo a proliferação de células cancerígenas.
 
Fonte: Taeq, A saudável comida japonesa. Acesso em 25/11/2012.

0 comentários:

Postar um comentário