Google Analytics Alternative

CONSUMIR NÍVEIS MUITO BAIXOS DE SAL PODE SER PREJUDICIAL À SAÚDE.

sábado, 24 de novembro de 2012
Durante anos médicos alertaram apenas que muito sal é ruim para o coração. Agora, novas evidências sugerem que níveis baixos de sal também podem colocar pessoas com doenças cardíacas ou diabetes em maior risco de complicações cardiovasculares.
 
Especialistas da Universidade McMaster, no Canadá, descobriram que pessoas que consumiam uma quantidade moderada de sal tinham menor risco de desenvolver problemas cardíacos, enquanto que aqueles que tinham dietas com alto conteúdo de sal apresentavam mais riscos de derrames, ataque cardíaco e outros eventos cardiovasculares.
Por outro lado, os participantes do estudo que ingeriam dietas com baixo teor de sal corriam mais risco de morte por cardiopatia e de hospitalização por insuficiência cardíaca.
 
Para o estudo, a equipe avaliou os níveis de sódio e potássio encontrados em uma amostra de urina pela manhã de quase 30 mil voluntários em dois ensaios clínicos. Após cerca de quatro anos, aproximadamente 16% dos participantes tiveram algum tipo de evento cardíaco. Os autores observaram a correlação entre o consumo de sal e o risco de problemas para o coração.
 
Como visto em pesquisas anteriores, a ingestão elevada de sal, entre 7 e 8 gramas de sódio por dia, foi nociva para a saúde do coração. Mas um consumo muito baixo, menos de 3 gramas por dia, também significou maior risco de morte por problemas no coração e de hospitalização por insuficiência cardíaca.
 
Segundo os pesquisadores, os resultados podem desafiar os guias atuais de alimentação nos EUA, que recomendam consumir menos do que 2,3 gramas de sódio por dia, ou 1,5 gramas para as pessoas que têm mais risco de hipertensão ou doenças cardíacas. Essas orientações são baseadas em testes clínicos anteriores que mostram que a pressão arterial diminui modestamente quando a ingestão de sódio é reduzida a este nível. No entanto, não existem grandes estudos avaliando se esses baixos níveis de ingestão de sódio reduzem a incidência de ataques cardíacos e derrames.
 
"Esclarecer a ingestão diária ideal de sódio é particularmente importante em pacientes com doença cardíaca estabelecida, pois eles podem ser especialmente vulneráveis aos efeitos cardiovasculares da ingestão inadequada de sódio", concluem os autores.
 
Fonte: I Saúde, Consumir níveis muito baixos de sal é prejudicial para a saúde. Ingerir menos de 3 gramas de sódio/dia aumenta risco de morte por problemas no coração e de internação por insuficiência cardíaca. Acesso em 24/11/2012.

0 comentários:

Postar um comentário