Google Analytics Alternative

PESTICIDAS E DEMAIS PRODUTOS QUÍMICOS USADOS NOS ALIMENTOS COLOCAM A SAÚDE DAS CRIANÇAS EM RISCO.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012
Pesticidas e outros produtos químicos venenosos usados na produção de frutas e vegetais podem estar colocando as crianças em risco de desenvolver câncer na vida adulta, de acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos EUA.
 
O trabalho sugere que as crianças podem ser afetadas por um "risco cumulativo" de exposição aos pesticidas dos alimentos. Segundo os pesquisadores, a variação da dieta pode ajudar a reduzir a exposição.
A líder da pesquisa Irva Hertz-Picciotto e seus colegas avaliaram 364 crianças, 207 das quais eram menores de cinco anos.
Os resultados mostraram a presença de níveis elevados de arsênio, dieldrin, DDE e dioxinas, que superam as taxas de segurança.
Além disso, mais de 95% das crianças em idades pré-escolares tinham níveis além do aceito de acrilamida, subproduto encontrado em alimentos processados como batatas fritas.
 
A exposição a pesticidas foi particularmente elevada nos tomates, pêssegos, maçãs, uvas, pimentão, alface, brócolis, morangos, espinafre, peras, feijão verde e aipo.
 
"Estamos focados nas crianças, porque a exposição precoce pode ter efeitos em longo prazo sobre a evolução das doenças. Atualmente as agências de proteção ambiental só medem o risco com base em exposições individuais de contaminantes. Queríamos entender o risco cumulativo de contaminantes alimentares", afirma Hertz-Picciotto.
A equipe acredita que os resultados demonstram a necessidade de se evitar a exposição a toxinas múltiplas em crianças pequenas para reduzir o risco de câncer.
 
Fonte: I Saúde, Pesticidas usados em frutas e legumes podem colocar crianças em risco de câncer. Pesquisa mostra que "risco cumulativo" da exposição a produtos químicos aumenta probabilidade de doença na vida adulta. Acesso em 16/11/2012.

0 comentários:

Postar um comentário