Google Analytics Alternative

PAPEL ANTIOXIDANTE DA VITAMINA E PODE PREVENIR DANOS AO DNA, SUGERE PESQUISA.

domingo, 4 de novembro de 2012
Alto consumo de vitamina E a partir da dieta ou de suplementos vitamínicos pode reduzir o risco de câncer de fígado, segundo estudo de pesquisadores da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos.
 
A pesquisa sugere que papel antioxidante da vitamina solúvel em gordura pode prevenir o aparecimento de danos no DNA.
Para determinar a relação entre a ingestão de vitamina E e o risco de câncer de fígado, os pesquisadores dos EUA, em conjunto com cientistas do Shanghai Cancer Institute analisaram dados de 132,837 pessoas na China estudadas entre 2002 e 2006.
Utilizando questionários, os pesquisadores realizaram entrevistas individuais para coletar dados sobre os hábitos alimentares dos participantes do estudo. Os participantes foram questionados sobre quão frequentemente eles comeram alimentos ricos em vitamina E e tomaram suplementos vitamínicos.
A equipe então comparou o risco de câncer de fígado entre os participantes que apresentaram alto consumo de vitamina E e aqueles com baixa ingestão.
A análise incluiu 267 pacientes com câncer de fígado (118 mulheres e 149 homens) que foram diagnosticados entre após o início do estudo.
 
Os resultados mostraram que a ingestão de vitamina E pela dieta ou por meio do uso de suplementos de vitamina E foram ambos associados a um menor risco de câncer de fígado. Esta associação foi consistente entre os participantes com e sem auto relato de doença hepática ou histórico familiar de câncer de fígado.
 
O câncer de fígado é a terceira causa mais comum de mortalidade por câncer no mundo, o quinto câncer mais comum em homens e o sétimo mais comum em mulheres. Aproximadamente 85% dos casos da doença ocorrem em países em desenvolvimento, com 54% só na China.
 
Fonte: I Saúde, Consumo elevado de vitamina E reduz risco de câncer de fígado. Pesquisa realizada na China sugere que papel antioxidante da vitamina pode prevenir o aparecimento de danos no DNA. Acesso em 04/11/2012.

0 comentários:

Postar um comentário