Google Analytics Alternative

ENZIMA POTENCIALIZA A CONCENTRAÇÃO DE COMPOSTOS FENÓLICOS DO SUCO DE LARANJA.

domingo, 25 de novembro de 2012
Pesquisadores do Departamento de Ciências de Alimentos da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp conseguiram potencializar as propriedades anticancerígenas do suco de laranja. Para isso, os cientistas usaram a biotransformação, que aumenta a concentração de compostos fenólicos livres e melhora atividade funcional de antioxidantes da fruta. O trabalho da pesquisadora Lívia Rosas Ferreira teve a orientação da professora Gabriela Alves Macedo e coorientação da professora Juliana Alves Macedo.
 
A escolha do alimento se justifica pelo fato de o Brasil ser o maior produtor mundial de concentrado de suco de laranja, além de estudos mostrarem que essa bebida possui grande capacidade antioxidante, em parte relacionada à presença de polifenóis.
A fim de aumentar a atividade funcional da fruta, o extrato semipurificado de tanase, obtido do microrganismo Paecilomyces variotti, foi avaliado quanto à sua capacidade de biotransformar os polifenóis hesperidina e naningina predominantes no suco de laranja de padrões comerciais.
 
Os resultados mostraram que o extrato semipurificado de tanase levou a um aumento de cerca de 17% do teor fenólico total e foi capaz de modificar o perfil polifenólico, convertendo os padrões hesperidina e naningina nas suas formas agliconas, que possuem maior atividade antioxidante do que as formas glicosiladas.
Dependendo do método empregado, a atividade antioxidante do suco de laranja aumentou de 50% a 70%. Para a pesquisadora, os estudos da biotransformação enzimática de polifenóis em matrizes alimentares, que revelaram o aumento da atividade antioxidante, abrem caminho para a produção de alimentos de consumo corrente com maiores atividades funcionais.
Segundo a autora, o trabalho mostrou pela primeira vez a capacidade do extrato semipurificado de tanase em atuar na hidrólise das flavanonas hesperidina e naringina, modificando o perfil polifenólico do suco de laranja de maneira a levar a um aumento da atividade antioxidante em meio artificial ou in vitro.
 
Com informações da Unicamp.
 
Fonte: I Saúde, Enzima potencializa propriedades anticancerígenas do suco de laranja. Biotransformação aumenta concentração de compostos fenólicos livres e melhora atividade funcional de antioxidantes. Acesso em 25/11/2012.

0 comentários:

Postar um comentário