Google Analytics Alternative

GUIA DE ANTIOXIDANTES II.

domingo, 25 de novembro de 2012
Ácido elágico: Auxilia na eliminação de metais pesados e toxinas do organismo. Principais fontes: morango, framboesa, amora, cereja, mirtilo. Outras funções: previne o envelhecimento da pele, pois a protege contra os prejuízos causados pelo sol.
 
Vitamina C: Também conhecida como ácido ascórbico, protege os vasos sanguíneos contra a formação de placas de gordura nas artérias. Principais fontes: acerola, caju, pimentão, kiwi, mamão, mexerica, laranja, limão, morango, brócolis, couve. Outras funções: “Participa da absorção de ferro, aumenta a resistência a infecções, favorece a cicatrização e o crescimento normal dos ossos”, destaca a nutricionista Greice Caroline Baggio.
 
Vitamina E: Afasta o risco de doenças cardiovasculares e melhora a aparência da pele. Principais fontes: gérmen de trigo, gema de ovo, oleaginosas (avelã, amendoim, nozes...), abacate, couve, espinafre, rúcula. Outras funções: “Possui propriedade anti-inflamatória e é um leve anticoagulante. Favorece o metabolismo muscular e a fertilidade”, diz Greice. A vitamina também participa das funções do sistema imunológico.
 
Zinco: Essencial para o sistema imunológico e contribui com a cicatrização de ferimentos e produção de hormônios. Principais fontes: ostras, cereais integrais, peixes. Outras funções: “Ativa as papilas gustativas e é indispensável para o crescimento saudável de unhas e cabelos”, acrescenta Greice.
 
Selênio: “Estudos demonstram que esse mineral está relacionado com a prevenção de diferentes tipos de tumores”, comenta a nutricionista Alessandra Coelho. Isso porque o nutriente participa da produção de algumas células de defesa e de enzimas que agem contra os radicais livres. Principais fontes: castanha-do-pará, farelo de trigo, sementes de girassol, milho, ostras. Outras funções: protege os músculos e as funções do fígado
 
Betacaroteno: Fortalece o sistema imunológico, previne câncer de mama e favorece o funcionamento dos pulmões. Principais fontes: cenoura, abóbora, beterraba, batata-doce, brócolis, couve, damasco, espinafre, manga, mamão, pêssego. Outras funções: contribui com a beleza das unhas e dos cabelos e, por se transformar em vitamina A, cuida da saúde da pele e dos olhos.
 
Zeaxantina: Assim como a luteína, age na área dos olhos, reduzindo o risco de infecções e de degeneração macular. Principais fontes: milho, gema de ovo, pimentão amarelo, pera, banana, melão, pêssego. Outras funções: reforça o sistema imunológico.
 
Fonte: Revista Shape, Parte o texto em Guia de antioxidantes. 14 substâncias que combatem o envelhecimento. Saiba onde encontrá-las. Acesso em 25/11/2012.

0 comentários:

Postar um comentário