Google Analytics Alternative

VELOCIDADE DA CAMINHADA PODE PREVER O RISCO DE ALZHEIMER.

sábado, 18 de fevereiro de 2012
O estudo descobriu que pessoas com uma velocidade
mais lenta de caminhada na meia idade tinham mais
chances de desenvolver demência em comparação
às pessoas com maior velocidade de caminhada.


A velocidade com que um indivíduo de meia idade caminha pode ajudar a prever a probabilidade do aparecimento de demência mais tarde na vida, de acordo com um estudo conduzido por pesquisadores do Boston Medical Center.

Os resultados, apresentados na Reunião Anual da Academia Americana de Neurologia, mostram ainda que a força manual de uma pessoa é capaz de prever o risco de acidente vascular cerebral.

"Estes exames são básicos e podem fornecer novas compreensões sobre o risco de demência e acidente vascular cerebral, além de poderem ser facilmente realizados por um neurologista ou clínico geral", ressalta a pesquisadora Erica C. Camargo.

Para a pesquisa, a equipe avaliou mais de 2.400 homens e mulheres com idade média de 62 que foram submetidos a testes de velocidade da caminhada, força manual e função cognitiva. Varreduras do cérebro também foram realizadas.

Durante o período de seguimento de até 11 anos, 34 pessoas desenvolveram demência e 70 pessoas tiveram derrame.
O estudo descobriu que pessoas com uma velocidade mais lenta de caminhada na meia idade tinham mais chances de desenvolver demência em comparação às pessoas com maior velocidade de caminhada.

Maior força no aperto de mão foi associada a um risco 42% mais baixo de derrame ou ataque isquêmico transitório (TIA) em pessoas acima de 65 anos de idade em comparação com aqueles com menor força manual. Este não foi o caso, no entanto, para as pessoas no estudo com idade inferior a 65 anos.

Os pesquisadores também descobriram que a velocidade mais lenta na caminhada foi associada com menor volume cerebral total e pior desempenho na linguagem, memória e tomada de decisão. Mais força no aperto de mão foi associada com maior volume total do cérebro, bem como um melhor desempenho em testes cognitivos.

Apesar dos resultados positivos, a equipe afirma que precisa de mais estudos para entender por que isto acontece, e para saber se alguma doença preexistente pode ter causado a lentidão da caminhada ou a diminuição da força física.

Fonte: I Saúde, Velocidade da caminhada pode prever risco de Alzheimer em pessoas de meia idade. Resultados mostram ainda que a força manual de uma pessoa com mais de 60 anos é capaz de prever a probabilidade de AVC. Acesso em 18/02/2012.

0 comentários:

Postar um comentário