Google Analytics Alternative

COMPRE, ESCOLHA E ARMAZENE DA MELHOR MANEIRA OS FRUTOS.

sábado, 11 de fevereiro de 2012
A fruta própria para o consumo
deve estar fresca, com aroma,
cor e sabor característico
da espécie e variedade.
Os frutos merecem atenção no cardápio pelo sabor, variedade, nutrientes que agem na nutrição e prevenção de doenças, mas hora de comprar, escolher e armazenar os frutos como proceder? Alguns dicas úteis:
Alguns frutos estão disponíveis o ano todo, outros são mais comuns em uma época e não em outra, comprar/consumir frutos da época e de produção local garantem mais economia e mais nutrientes à mesa. Sempre que possível escolher frutos de cultivo orgânico, aparência, amora, textura e frescor devem ser levados em conta na hora da compra. Evitar comprar frutos muito maduros.

Primeiramente escolher frutos inteiros que não necessitem de refrigeração, por fim frutos já cortados, embalados, que necessitam de refrigeração e/ou aqueles que amassam com facilidade. A fruta própria para o consumo deve estar fresca, com aroma, cor e sabor característico da espécie e variedade.

Saiba mais sobre:
LIMÃO:
Rico em vitamina C, suas propriedades nutricionais equilibram o pH sanguíneo, embora há diferenças no tamanho e textura na casca, podendo ser pequeno ou grande, casca lisa ou enrugada, variando também a cor, podendo ser verde-escuro ou amarelo-escuro e escuro, há variedades de limões: limão galego, siciliano, Tahiti, limão-cravo...

Escolher corretamente: Disponíveis o ano todo, preferir os limões com a casca firme, lisa e de cor brilhante, sem machas e uniformes.

Armazenar corretamente: Se estiver inteiro conservar em temperatura ambiente, em local fresco, arejado, limpo, longe de insetos até 1-2 semanas. Inteiro pode durar até 1 mês na geladeira. Após cortado, conservar sob refrigeração e utilizar brevemente.

ABACAXI:
Disponíveis o ano todo, há vários de abacaxi como caiena lisa, pérola, ananás... Rico em fibras, vitamina C e bromelina, é útil a boa digestão, seu aroma é característico quando bem maduro, sua casca é firme, amarela alaranjada, sem manchas ou rachaduras, com polpa macia doce ou pouco ácida.

Escolher corretamente: Amadurece rapidamente (verefica-se se está maduro quando a polpa está bem macia e cede um pouco com a pressão dos dedos) observar a aparência e amora do fruto, comprando inteiro (com firmes folhas armadas de espinhos), com casca mais macia, firme, sem rachaduras e com aroma característico,

Armazenar corretamente: Se estiver inteiro conservar em temperatura ambiente, em local fresco, limpo, longe de insetos. Após descascado/cortado consumir brevemente e conservar sob refrigeração até 1 dia.

BANANA:
São ricas em potássio, magnésio, fibras e vitaminas do complexo B, existem variedades de bananas (banana nanica, prata, banana-maçã, banana ouro, banana da terra...), o cacho formando por pencas deve estar firme, amarelo-claro, sem manchas ou rachaduras, com aroma agradável. Se for comprá-las ainda verdes, têm que ser firmes, sem manchas pretas ou partes moles.

Escolher corretamente: Evtar escolher às muito maduras, preferir as bananas firmes, com casca intacta, sem rachaduras.

Armazenar corretamente: Conservar em temperatura ambiente (em fruteiras), em local fresco, limpo, arejado, longe de insetos. Sob refrigeração a casca escure, mas não influencia no valor nutricional do fruto.

MAMÃO:
Fruto encontrado durante o ano todo, há variedades de mamão (formosa, papaia...) A fruta contêm papaína, excelente digestivo, rico em fibras, betacaroteno, vitamina C, e minerais como potássio, de polpa macia e casca fina e resistente, de coloração verde-escura, tornando-se amarelada alaranjada conforme vai amadurecendo.

Escolher corretamente: Os melhores ao consumo são maduros, firmes, sem cortes na casca, de cor brilhante, casca firme (casca amarelada/alaranjada), sem manchas, parte estragadas ou amassadas e aroma característico.

Armazenar corretamente: Conforme o clima, o mamão amadurece rapidamente, se estiver ainda verde reservar em local limpo e seco, longe de insetos, se maduros demais conservar sob refrigeração. Se já estiver cortado, consuma logo após a compra.

O baixo consumo de frutas, bem como legumes e verduras está associado ao aumento do risco de doenças crônicas não transmissíveis. São alimentos fontes de fibras, micronutrientes e substâncias funcionais, além disso, são menos calóricos e auxiliam na busca e manutenção de um peso saudável, entretanto, apesar de toda a variedade disponível no comércio de alimentos, pouco está sendo consumido. 

 Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário