Google Analytics Alternative

COMO DORMIR PROFUNDAMENTE.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
O sono REM (fase de sono profunda com movimentos rápidos dos olhos) ajuda a aumentar a memória e apaga o stress do dia. Esta fase do sono é na realidade um dos grandes remédios do stress e um calmante cerebral. De facto, estudos recentes sobre o sono sugerem que a sensação alucinante após uma noite sem dormir é causada por neurônios agitados que não tiveram o seu descanso. Obter um máximo de sono REM é a melhor maneira de evitar o que o bloqueie, e os maiores bloqueadores são os medicamentos. Qualquer fármaco que afecte o cérebro diminuirá o sono REM, incluindo os ansiolíticos, os anti-depressivos, os hipnóticos (para dormir), os anti-alérgicos, os anti-álgicos, medicação beta bloqueante e os estimulantes, café e álcool incluídos.

A melatonina, também chamada hormônio do sono, é segregada pelo cérebro em resposta à escuridão. A sua deficiência pode diminuir o sono REM, e  tomar de suplementos de melatonina pode aumentar o sono REM. Claro que os hábitos de higiene do sono como o exercício físico e a nutrição adequada são um bom complemento. As pessoas com mais de 60 anos são maioritariamente insuficientes em melatonina. Quem tem alterações dos ritmos circadianos – pessoas que dormem de dia, ou viajantes intercontinentais – tira bom proveito da suplementação com este hormônio. No entanto devo alertar para o facto de que mais não é melhor. As doses normais estão compreendidas entre 0.3 e 1 mg, raramente sendo necessário aumentar as doses. Se isto for feito deverá ser por curto período, voltando imediatamente à dose de manutenção.

Fonte: Dr. Luis Romariz, É membro da Americana A4M, da Life Extension Foundation e da Andropause Society, do Reino Unido. Speaker internacional. É o pioneiro da medicina Anti-Aging em Portugal. É o fundador do Instituto Médico NewAge, no Porto. COMO DORMIR MAIS PROFUNDAMENTE. Acesso em 28/02/2012.

O movimento rápido dos olhos (REM) foi descoberto em 1953 por pesquisadores da Universidade de Chicago Eugene Aserinsky: um estudante de fisiologia e Nathaniel Kleitman, Ph.D., professor de fisiologia. O sono REM é caracterizado pelos movimentos dos olhos e é o quinto estágio do sono.
Durante o sono REM, várias mudanças fisiológicas ocorrem. A freqüência dos batimentos cardíacos e a respiração aceleram, a pressão arterial aumenta. Não podemos regular a temperatura do corpo; nossa atividade cerebral aumenta ao mesmo nível (alfa) em quando estamos acordados, ou num nível ainda mais alto. O resto do corpo, entretanto, está essencialmente paralisado durante o sono REM. Esta paralisia é causada pela liberação de glicina, um aminoácido, do tronco cerebral nos motoneurônios (os neurônios que transmitem os impulsos do cérebro ou da medula espinhal). O sono REM é o estágio em que a maior parte do sonho acontece.
Fonte: Info e imagem Ciencia uol.

0 comentários:

Postar um comentário