Google Analytics Alternative

CRIATIVIDADE PODE SER TREINADA.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012
A primeira é a observação de uma característica incomum,
 obscura, que quase ninguém presta atenção.A segunda é desenvolver uma solução
 com base nessa característica.
Momentos eureca
Sempre haverá um aspecto qualitativo de imprevisibilidade e espontaneidade nos chamados "momentos eureca", que acompanham a criatividade e a invenção.
Mas essa possibilidade não está escrita nos genes, e pode ser treinada.

É o que garante o Dr. Anthony McCaffrey, da Universidade de Massachusetts Amherst (EUA).
Segundo ele, apesar desses momentos eureca serem raros e exigirem a superação de desafios mentais formidáveis, as pessoas podem se preparar para eles com uma técnica de treinamento sistemático.

Hipótese das Características Obscuras
A técnica foi chamada por McCaffrey de Hipótese das Características Obscuras.
É, segundo ele, uma abordagem passo-a-passo para "superar os obstáculos cognitivos à invenção".
Segundo ele, a técnica de treinamento terá uma utilidade especial para engenheiros, sempre às voltas com a necessidade de resolver problemas práticos e criar novas soluções para problemas velhos.

Olhe com outros olhos
Depois de analisar 1.000 invenções antigas e 100 invenções modernas, o pesquisador concluiu que praticamente todas as soluções inovadoras seguiram dois passos.

A primeira é a observação de uma característica incomum, obscura, que quase ninguém presta atenção.
A segunda é desenvolver uma solução com base nessa característica.

Ou seja, ele reconfirma o velho ditado de que o que move o mundo não são as respostas, mas as perguntas.
Com essa hipótese, McCaffrey partiu para estudar aspectos da percepção e da cognição humanas que impedem que a maioria de nós veja essas características obscuras.

Fixação funcional
O obstáculo fundamental é a chamada "fixação funcional", que descreve o obstáculo mental que impede que a pessoa veja oportunidades onde só parece haver problemas.
As pessoas se incomodaram durante milênios com carrapichos na roupa, mas só uma olhou para o carrapicho como uma oportunidade para inventar o velcro, cita ele.

O cientista - que é psicólogo, filósofo e cientista da computação - afirma que sua técnica consiste em fazer com que as pessoas reinterpretem as informações que detêm sobre objetos conhecidos.

"O truque é desvendar as características que são relevantes para seus objetivos," afirma ele. Por exemplo, observar que a empunhadura de uma chave de fenda pode servir para bater em alguma coisa, funcionando como um martelo.
O resultado é um gráfico em formato de árvore que descreve as funções de cada parte individual do objeto que está sendo analisado.

Usando a técnica, um grupo de estudantes resolveu 67,4% mais problemas do que a turma que apenas quebrou a cabeça. E eles conseguiram ver a tal "característica obscura", necessária para resolver o problema, em 75% das vezes, contra apenas 27% da turma de controle.

O cientista afirma que esta é apenas a primeira técnica a ser desenvolvida a partir de sua Hipótese das Características Obscuras, e que mais virão com novas pesquisas.

Fonte: Diário da Saúde, Criatividade pode ser treinada. Acesso em 15/02/2012.

0 comentários:

Postar um comentário