Google Analytics Alternative

ATÉ 2030 NECESSIDADES DE COMIDA E ENERGIA DUPLICARÃO.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Em 2030 será necessário duplicar o abastecimento de alimentos para o total da população mundial.
"A Terra providencia o suficiente para satisfazer todas as necessidades dos homens mas não a sua ganância". Esta é a frase de Mahatma Gandhi que introduz o relatório da ONU onde se alerta para a necessidade urgente de avaliar e planear o futuro dos recursos naturais do planeta.

Segundo o relatório "Pessoas resilientes, planeta resiliente: um futuro que vale a pena escolher" , a população mundial atingirá os 9 mil milhões de pessoas em 2040, em comparação com os 7 mil milhões recentemente atingidos. Em 2030, tendo em conta os recursos atuais, prevê-se que sejam necessários mais 50% de comida, mais 45% de energia e mais 30% de água para abastecer o total da população mundial.

O estudo, realizado por um painel especializado da ONU, foi ontem entregue ao secretário-geral da organização em Addis Ababa, na Etiópia. "Precisamos de encontrar um caminho sustentável para o futuro, que fortaleça a equidade e o crescimento económico mas que também proteja o planeta", referiu Ban Ki-moon na ocasião.

56 propostas de ação
Na análise realizada pela ONU, são feitas 56 recomendações para atingir um modelo de ação mais eficaz, uma vez que "o atual modelo de desenvolvimento global é insustentável". Caso a comunidade internacional falhe na resolução destes problemas, cerca de 3 mil milhões de pessoas poderão estar condenadas à pobreza dentro de três décadas, alerta o relatório.

Uma melhor gestão dos ecossistemas marinhos, a eliminação gradual dos subsídios aos combustíveis fósseis, o esforço dos Governos para dar prioridade a investimentos ecologicamente sustentáveis e uma regulação mais eficaz das emissões de carbono, possivelmente com sanções de incumprimento, são algumas das propostas do painel.

O aumento da informação sobre alternativas ecológicas na vida quotidiana das populações e o implemento de um comportamento mais responsável, tanto a nível coletivo como individual, bem como a criação, por parte dos Governos, de parâmetros de extração de recursos naturais, são outras das medidas que também integram a lista de recomendações a ter em conta.

Segundo o comunicado da ONU , este documento e os aspetos nele abordados constituem uma contribuição significativa para a base de discussão da conferência Rio+20 , a realizar no Rio de Janeiro em junho.

Fonte: Expresso, Necessidades de comida e energia duplicam até 2030. ONU alerta: recursos naturais serão insuficientes se não forem tomadas medidas para abastecer os 9 mil milhões de pessoas que vão habitar a Terra em 2040. Acesso em 06/02/2012.

0 comentários:

Postar um comentário